Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e177329

Palavras-chave:

Mulher negra, Marca, Representação visual

Resumo

Objetiva-se verificar que, em meio aos significados gerados por representações visuais de mulheres, podem vir à tona aspectos do processo de construção da identidade cultural da mulher negra, no Brasil. Mbembe, Lipovetsky e Serroy, Semprini e Sodré compõem a fundamentação teórica, e estratégias da semiótica peirceana serão aplicadas na análise de embalagens de produtos para cabelos da marca Seda. O artigo é relevante por contribuir para a compreensão do processo de construção de identidade cultural da mulher negra no Brasil, em momentos tão marcados por conflitos gerados por intolerância às diferenças.

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Biografia do Autor

  • Graziella Andrea Malagó, Universidade de Sorocaba

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso). Mestre em Administração pela Universidade Metodista.

  • Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba

    Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Identidade cultural da mulher negra: representações visuais em embalagens da Seda. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e177329, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i2e177329. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/177329.. Acesso em: 10 maio. 2024.