A ironia do apocalipse: uma breve reflexão sobre Fallout: New Vegas

Autores

  • Thales Reis Alecrim Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v12i2p133-136

Palavras-chave:

Apocalipse, Tempo, Quarentena, Videogame

Resumo

O presente texto, escrito em junho de 2020, mês em que se observou a crescente intensificação da pandemia causada pelo vírus COVID-19, analisa alguns aspectos da trama do videogame Fallout: New Vegas (2010), relacionando-os com a experiência subjetiva propiciada pela situação de quarentena. Assim, tenta-se observar como as experimentações do fim e do apocalipse narradas neste jogo oferecem chaves de interpretação para melhor analisar o estado da subjetividade durante o período de confinamento. Em especial a relação conflitante com o tempo, entre a experiência do passado e a expectativa de futuro que são subjugadas pela presença excessiva da simultaneidade dos eventos do presente.

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Biografia do Autor

  • Thales Reis Alecrim, Universidade de São Paulo

    Graduado em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlia Mesquita Filho”, campus de Franca (2017) e Mestre, pela mesma instituição, em História e Cultura Social (2020). Com o financiamento da CAPES, realizou a dissertação intitulada “Envolto em Tempestade”: João Apolinário e as musicalizações de seus poemas no Brasil e em Portugal (1949-1974). Atualmente é professor de História e de Língua Inglesa para o Ensino Básico em escolas da rede particular de ensino e está cursando a pós-graduação lato-sensu em Cultura Material e Consumo na Universidade de São Paulo.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

A ironia do apocalipse: uma breve reflexão sobre Fallout: New Vegas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 133–136, 2020. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v12i2p133-136. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/178410.. Acesso em: 24 abr. 2024.