Os múltiplos sentidos da televisão na contemporaneidade: linguagem, conteúdo, mídia e subjetividade

Autores

  • Roberto Schmidt Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e190425

Palavras-chave:

Hibridização, Televisão, Arte, Construção de subjetividade, Instrumento terapêutico

Resumo

Este artigo busca articular os conhecimentos sobre televisão de uma perspectiva hibridizada de veículo, linguagem e conteúdo a partir das proposições teóricas de De Botton e Armstrong para o entendimento da arte como instrumento terapêutico. Tal aproximação possibilita a expansão do papel da arte em construção de subjetividade para o universo da produção televisiva, pareando-a como potencialidade favorável com as funções da arte descritas pelos autores – rememoração, esperança, sofrimento, reequilíbrio, compreensão de si, crescimento e apreciação.

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Biografia do Autor

  • Roberto Schmidt, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP

  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

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Publicado

2021-12-12

Como Citar

Os múltiplos sentidos da televisão na contemporaneidade: linguagem, conteúdo, mídia e subjetividade. Signos do Consumo, [S. l.], v. 13, n. 2, p. e190425, 2021. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v13i2e190425. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/190425.. Acesso em: 25 abr. 2024.