Estratégias comunicacionais "produto-experiência" e "serviço-experiência" no Instagram

Autores

  • Mayara de Sousa Guimarães Fonseca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Juciano de Sousa Lacerda Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193502

Palavras-chave:

Práticas interacionais, Influenciadoras digitais, Estratégias comunicacionais

Resumo

A proposta deste estudo é apresentar as conceituações “produto-experiência” e “serviço-experiência”, formuladas a partir da atuação das influenciadoras digitais como estratégias comunicacionais para fomento do consumo de moda e beleza no aplicativo Instagram. A divulgação publicitária em seus perfis gira em torno da relevância da experiência com o produto ou serviço, e não somente deles em si. Este artigo é um dos resultados da tese de doutorado que monitorou, durante um período de 60 dias, cinco perfis de influenciadoras digitais de moda e beleza, das regiões Sudeste, Norte e Nordeste do país. O objetivo deste artigo é mostrar também os impactos que as influenciadoras digitais têm no sistema publicitário atual, partindo do pressuposto de que o nível de interação entre elas e seus seguidores define sua institucionalização no cenário virtual, ao associarem seu estilo de vida aos produtos e serviços que divulgam.

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Biografia do Autor

  • Mayara de Sousa Guimarães Fonseca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Doutora em Estudos da Mídia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ocupa o cargo efetivo de relações públicas do Instituto Federal da Paraíba.

  • Juciano de Sousa Lacerda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Docente Permanente do PPG em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEM/UFRN). Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Pós-Doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona. Coord. Grupo Pesquisa Pragma/CNPq.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Estratégias comunicacionais "produto-experiência" e "serviço-experiência" no Instagram. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e193502, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e193502. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/193502.. Acesso em: 23 abr. 2024.