#GIRLPOWERRUN: as dimensões estética, ética e lógica nas mediações comunicacionais do consumo da rua

Autores

  • Lívia Silva de Souza Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198376

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Mediações, Midiatização, Cidade

Resumo

O consumo da rua manifesta uma das formas do consumo do morar, em uma ponta oposta à casa, enquanto local de intimidade. Este artigo analisa os rituais midiatizados do consumo de uma corrida de rua, buscando as dimensões estética, ética e lógica nas mediações comunicacionais do consumo. Tal abordagem inspira-se em Perez e Trindade, que propõem uma aproximação entre as mediações de Martín-Barbero e as ciências normativas de Peirce como caminho para a construção de objetos de estudo no campo da comunicação e do consumo. Este percurso tornou possível a leitura de lógicas do consumo midiatizado manifestas nas postagens de participantes da prova na rede social Instagram, apontando mais aproximações do que discordâncias entre as estratégias e as táticas do consumo.

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Biografia do Autor

  • Lívia Silva de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

    Docente no Centro de Artes – Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), é doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e graduada em Publicidade e Propaganda pela mesma instituição. Atua nos campos da cultura material, consumo e publicidade. É pesquisadora vinculada ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, vinculado à USP e ao CNPq, e membro do conselho técnico-científico da ABP2 – Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

#GIRLPOWERRUN: as dimensões estética, ética e lógica nas mediações comunicacionais do consumo da rua. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e198376, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198376. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198376.. Acesso em: 28 mar. 2024.