Narrativas e biografia no corpo: tatuagem e o consumo de literatura, as novas performances no cotidiano

Autores

  • Maria Angela Pavan Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Fabiano Annibal Universidade Estadual Paulista, Assis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198413

Palavras-chave:

Produção de sentido, Circulação das mídias, Consumo de literatura, Tatuagem

Resumo

Esta pesquisa busca possibilidades de compreensão dos sujeitos consumidores de literatura, por meio de tatuagens temáticas em seus corpos e, com isso, conhecer mais seus afetos diante das interações sociais em suas histórias de vida cotidiana. Iniciaremos essa reflexão a partir da compreensão das relações entre literatura, identidade e escolha da tatuagem (imagens e textos), bem como da relação dos conteúdos da pesquisa com a cultura. Como metodologia, utilizaremos a narrativa pessoal e biografia para desvendar os vínculos constitutivos entre literatura e consumo de literatura; também mobilizaremos as contribuições de Sodré, Rancière, Perez e Trindade, dentre outros. Como resultados, buscaremos o que leva esses indivíduos a escolherem autores e textos da literatura para serem temas de tatuagem, pois sabemos que o que permanece com o tempo são as imagens e sons do tempo vivido. A literatura é produção cultural e, ao tatuar, os sujeitos consumidores da literatura já passaram por todas as etapas da mediação cultural.

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Biografia do Autor

  • Maria Angela Pavan, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora do Departamento de Comunicação e Pós-Graduação em Estudos da Mídia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (DECOM/PPGEM/UFRN), pós-doutorado.

  • Sérgio Fabiano Annibal, Universidade Estadual Paulista, Assis

    Professor do Departamento de Estudos Linguísticos, Literários e da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Unesp, pós-doutorado.

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Narrativas e biografia no corpo: tatuagem e o consumo de literatura, as novas performances no cotidiano. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e198413, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198413. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198413.. Acesso em: 24 abr. 2024.