Da big idea ao big data em 10 anos do Cannes Lions: publicidade em tempos incertos

Autores

  • Maria Cristina Dias Alves Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198641

Palavras-chave:

Processos criativos, Agências de publicidade, Complexidade, Cannes Lions

Resumo

Este texto traz um olhar reflexivo e ao mesmo tempo propositivo sobre as transformações na publicidade contemporânea, tanto nos modos de fazer como nos modelos de negócio das agências. Trata-se de um recorte das minhas pesquisas de doutorado e de pós-doutorado, nas quais investigo as alterações nos processos criativos e o deslocamento de saberes e de poderes nas agências de publicidade brasileiras e europeias. Aqui, realizo uma breve análise dessas alterações a partir de uma pesquisa exploratória sobre as categorias de premiação do Cannes Lions (Festival Internacional de Criatividade), entre 2009 e 2019, a fim de verificar a fragmentação e a complexidade da atividade. Em 2020, o festival não ocorreu devido à pandemia de covid-19, mantendo palestras online e sendo retomado em 2021, de forma remota.

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Biografia do Autor

  • Maria Cristina Dias Alves, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Publicitária, doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP, onde é docente do curso de graduação em Publicidade e Propaganda. Membro dos grupos de Pesquisa (CNPq) GESC3, da ECA/USP, e Comunicação, Consumo e Arte, da ESPM/SP

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Publicado

2022-11-03

Como Citar

Da big idea ao big data em 10 anos do Cannes Lions: publicidade em tempos incertos. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. e198641, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i1e198641. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/198641.. Acesso em: 24 abr. 2024.