Evolução de mensagens publicitárias durante a covid-19 nos anos de 2020 e 2021: análise comparativa em Espanha e Portugal
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213845Palavras-chave:
Publicidade, Covid-19, Espanha, Portugal, PandemiaResumo
Neste artigo, apresentamos uma investigação conduzida na Espanha e em Portugal sobre os mecanismos discursivos utilizados pelos principais anunciantes de cada país durante os meses após o confinamento pela pandemia da covid-19. A partir de um desenho metodológico ancorado na semiótica do discurso, analisamos uma amostra de anúncios publicitários veiculados em horário nobre com o objetivo de avançar no conhecimento das estratégias discursivas em tempos de crise. Depois de um primeiro estudo publicado em 2020, focado nos meses mais difíceis da pandemia nos dois países, oferecemos, agora, um trabalho que complementa aquele e mostra como os anunciantes parecem ignorar a crise de saúde, ainda ativa em 2021. Estamos entrando em um novo normal que, embora não tenha alcançado totalmente a cidadania, parece ter chegado plenamente no imaginário público. De repente, voltamos a um espaço onírico no qual podemos sentir felicidade com a aquisição de bens e serviços. O consumo está de volta, o velho mundo da publicidade está de volta.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. La sociedad de consumo: su mitos, sus estructuras. Tradução: Alcira Bixio. Madrid: Siglo XX, 2009.
BAUMAN, Zygmunt. Vida de consumo. Madrid: Fondo de Cultura Económica, 2007.
BIFO, Franco Berardi. La fábrica de la infelicidad. Traducción P. Amigot Leatxe y M. Aguilar Hendrickson. Madrid: Traficantes de sueños, 2003.
Eguizábal, Raul. Teoría de la publicidad. Madrid: Cátedra, 2007.
ERC (Entidade Reguladora para a Comunicação Social). Avaliação do impacto da pandemia de COVID19 sobre o setor da comunicação social em Portugal. 2020. Disponível em: https://www.flipsnack.com/ERCpt/avalia-o-do-impacto-da-pandemia-covid-19-no-setor-dos-media/full-view.html. Acesso em: 26 jun. 2020.
FERREIRA, Ivone; EUSÉBIO, Luís; FERNÁNDEZ RINCÓN, Antonio Raúl; HELLÍN ORTUÑO, Pedro Antonio. Corporate Social Responsibility and Consumer Brand Advocacy A Reflection in a Time of Crisis. In: BALONAS, Sara; RUÃO, Teresa; CARRILLO, María-Victoria (Eds.). Strategic Communication in Context. Theoretical Debates and Applied Research. Coleção Investigação. Ciências Sociais. Braga: CECS, Universidade do Minho, 2021. doi: https://doi.org/10.21814/uminho.ed.46.15.
FERREIRA, Ivone; LOBO, Paula; PIO, Melissa. Representações de género na publicidade durante a primeira vaga da pandemia de COVID-19 em Portugal. Comunicação Pública, v. 16, n. 30, p. 1-19. doi: https://doi.org/10.4000/cp.12548.
HELLÍN, Pedro. SAN NICOLÁS-ROMERA, César. Discurso publicitario: bases simbólicas, semióticas y mitoanalíticas. Sevilla: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2016.
HELLÍN, Pedro; FERNÁNDEZ RINCON, Antonio Raúl; FERREIRA, Ivone. Los anunciantes ante la emergencia sanitaria de la COVID-19. Un análisis publicitario comparado entre España y Portugal. In: CÁDIMA, Francisco Rui; FERREIRA, Ivone (Coord).Perspectivas multidisciplinares da Comunicação em contexto de Pandemia. Lisboa: ICNOVA, p. 213-234. doi: https://doi.org/10.34619/46xk-ws07.
Los medios frente al covid-19. Anuncios: publicidad y marketing. Madrid: Publicaciones Profesionales, n. 1.617, 27 abr. 2020. Disponível em: https://www.anuncios.com/revista-anuncios/producto/1159315040301/revista-anuncios-1617.1.html. Acesso em: 26 jun. 2020.
Ministerio de Sanidad, Consumo y Bienestar Social. Enfermedad por nuevo coronavirus, COVID-19. [2020] Disponível em: https://www.mscbs.gob.es/en/profesionales/saludPublica/ccayes/alertasActual/nCov-China/home.htm Acesso em: 26 jun. 2023.
POMPEU, Bruno; PEREZ, Clotilde; TRINDADE, Eneus. Observatório da Pandemia: a publicidade e as marcas no contexto da COVID-19. Comunicação Pública [En línea], São Paulo, v.16, n. 30, Publicado el 30 jun. 2021. Disponible en: http://journals.openedition.org/cp/12763. Acesso em : 30 set. 2021. doi: https://doi.org/10.4000/cp.12763.
SABORIT, José. La imagen publicitaria en televisión. Barcelona: Cátedra, 2012.
PANDEMIA de enfermedad por coronavirus de 2020 en Portugal. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_enfermedad_por_coronavirus_de_2020_en_Portugal. Acesso em: 26 jun. 2023.
PANDEMIA de enfermedad por coronavirus de 2020 en España. Disponível em: https://es.wikipedia.org/wiki/Pandemia_de_enfermedad_por_coronavirus_de_2020_en_Espa%C3%B1a. Acesso em: 26 jun. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Hellín, Antonio Raúl Fernández Rincón, Ivonne Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.