Evolução de mensagens publicitárias durante a covid-19 nos anos de 2020 e 2021: análise comparativa em Espanha e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213845

Palavras-chave:

Publicidade, Covid-19, Espanha, Portugal, Pandemia

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma investigação conduzida na Espanha e em Portugal sobre os mecanismos discursivos utilizados pelos principais anunciantes de cada país durante os meses após o confinamento pela pandemia da covid-19. A partir de um desenho metodológico ancorado na semiótica do discurso, analisamos uma amostra de anúncios publicitários veiculados em horário nobre com o objetivo de avançar no conhecimento das estratégias discursivas em tempos de crise. Depois de um primeiro estudo publicado em 2020, focado nos meses mais difíceis da pandemia nos dois países, oferecemos, agora, um trabalho que complementa aquele e mostra como os anunciantes parecem ignorar a crise de saúde, ainda ativa em 2021. Estamos entrando em um novo normal que, embora não tenha alcançado totalmente a cidadania, parece ter chegado plenamente no imaginário público. De repente, voltamos a um espaço onírico no qual podemos sentir felicidade com a aquisição de bens e serviços. O consumo está de volta, o velho mundo da publicidade está de volta.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

HELLÍN, P.; FERNÁNDEZ RINCÓN, A. R.; FERREIRA, I. Evolução de mensagens publicitárias durante a covid-19 nos anos de 2020 e 2021: análise comparativa em Espanha e Portugal. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e213845, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213845. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213845. Acesso em: 4 dez. 2023.