Projeção, representatividade e racionalidade: análise da recepção dos consumidores de baixa renda aos anúncios que usam personagens e pessoas reais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217877

Palavras-chave:

Consumidor com baixa renda, Persuasão publicitária, Personagens, Arquétipos, Grupo Focal

Resumo

Este artigo investiga a recepção e acolhimento de mensagens publicitárias que utilizam “personagens” (animado e humano) e “pessoas reais” para o alcance de consumidores com baixa renda. Para isso, realizamos uma pesquisa de recepção, através de 3 grupos focais nas regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sul do Brasil, com homens e mulheres inscritos no "Cadastro Único" do Governo Federal, sistema que agrupa famílias caracterizadas com esse perfil de renda. A pesquisa se fundamentou na perspectiva sociocultural, na qual a comunicação é concebida como um processo cultural complexo e a audiência reconhecida como produtora de sentido. Os resultados apontam para os níveis de eficácia dos formatos para persuadir e engajar esse target em específico e aprendizados que podem nortear a aplicação futura de formatos análogos.

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Biografia do Autor

  • Karla Macena Patriota, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutora em Sociologia e mestre em Comunicação pela UFPE. Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UniversidadeFederal de Pernambuco – UFPE.

  • Gabriela Lima, Universidade Internacional de La Rioja

    Doutora e Mestre em Comunicação pela UFPE, professora e orientadora no Máster Universitario en Docencia Superior Universitaria, na Universidade Internacional de La Rioja – UNIR, Espanha.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Projeção, representatividade e racionalidade: análise da recepção dos consumidores de baixa renda aos anúncios que usam personagens e pessoas reais. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 2, p. e217877, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i2e217877. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/217877.. Acesso em: 10 out. 2024.