“Leia para uma criança” e “Busca da mãe”: storytelling e marketing social como incentivos à leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e221286

Palavras-chave:

storytelling, marketing social, Leia para uma criança, Leitura, Instituto Itaú Social

Resumo

A campanha “Leia para uma Criança”, promovida pela Fundação Itaú Social, é um exemplo de marketing social, valendo-se da estratégia Storytelling para estimular a leitura infantil. No presente artigo, avalia-se o programa (iniciado em 2010) e a campanha da perspectiva do marketing social, tendo sido desenvolvidos sobre uma causa em prol da sociedade: a promoção da leitura e educação infantil. Dentro da proposta, analisa-se o filme Busca da Mãe, lançado em outubro de 2019 e produzido pela DPZT, Saigon Filmes e Satélite Áudio. Trata-se da história de uma catadora de lixo que busca melhores condições de vida para a família, passando, assim, a buscar livros descartados no aterro sanitário e os levar para que seus filhos pudessem lê-los. A técnica de Storytelling norteia o roteiro da produção, já que se trata de uma história real, convertida em experiência e mudança positiva da situação inicial. Assim, este artigo apresenta o Programa da Fundação e analisa o filme, refletindo sobre sua construção audiovisual que objetiva emocionar, engajar e, ao mesmo tempo, mostrar a importância da educação como marco fundamental e transformador da sociedade e a forma que a Fundação Itaú se engaja nessa atuação.

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Biografia do Autor

  • Sandra Trabucco Valenzuela, Faculdade de Tecnologia, São Paulo, Brasil

    Pós-doutorado em Literatura e Cinema pela Universidade do Minho (Portugal), Pós-doutorado em Estudos Comparados pela Universidade de São Paulo (FFLCH USP); Doutora e Mestre em Literatura Hispano-Americana pela FFLCH/USP; Bacharel e Licenciada em Letras pela FFLCH/USP; Especialista em História da Arte (Claretiano) e Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual (UBC). Graduada em Comunicação Institucional pela FAM. Docente da USP (Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados), FATEC e  FAM. Autora de livros infantis; pesquisadora e autora de diversos livros e artigos científicos, tradutora juramentada e tradutora de obras nas áreas de Pedagogia, Ciências Humanas, História, Teologia e Artes. Prêmio AEILIJ 2022 - melhor reconto para A Bela e a Fera; Prémio Literário José Celestino Bourroul 2014, de melhor livro do ano concedido pela Academia de História, para Imagens da Hotelaria na cidade de São Paulo;  Prêmio Agito Cultural 2017, concedido pela Academia de Artes e História. Foi produtora e apresentadora do programa Mega Séries, Rádio Mega Brasil Online.

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

“Leia para uma criança” e “Busca da mãe”: storytelling e marketing social como incentivos à leitura. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e221286, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e221286. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/221286.. Acesso em: 14 out. 2024.