Os signos visuais de marca das instituições culturais de Belém às vésperas da COP30: uma análise semiótica Peirceana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e22913

Palavras-chave:

signos visuais de marca, análise semiótica peirceana, Belém do Pará, instituições culturais, COP30

Resumo

Este trabalho investiga os signos visuais identificadores (logotipos) das instituições culturais públicas de Belém do Pará. Após uma revisão bibliográfica sobre as manifestações tangíveis de marca, os logotipos de 12 instituições foram analisados seguindo percursos metodológicos da semiótica de vertente peirceana, especificamente estruturada por meio da semiótica de Charles W. Morris (1901-1979). A análise identificou problemas de ordem sintática, semântica e pragmática nos signos visuais. Para enfrentá-los, o artigo recomenda o redesign dos logotipos como parte de um amplo trabalho de rebranding das instituições culturais públicas de Belém do Pará, aproveitando a oportunidade aberta pela proximidade da COP30.

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Biografia do Autor

  • Flavia Igliori Gonsales, Universidade Federal do Pará

    Professora Adjunta na Faculdade de Comunicação da UFPA. Doutora em Ciências da Comunicação (ECA-USP) com Doutorado Sanduíche em Marketing (University of Oregon), e especialista em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos (Celacc ECA-USP). Professora e pesquisadora de gestão, comunicação e design de marcas, comunicação visual e cor. Projeto de pesquisa de doutorado vencedor da Fulbright Doctoral Dissertation Research Award (2016-2017) e tese selecionada (finalista) no 32 Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira (2018).  

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Publicado

2024-09-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Os signos visuais de marca das instituições culturais de Belém às vésperas da COP30: uma análise semiótica Peirceana. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e224173, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e22913. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/224173.. Acesso em: 14 out. 2024.