Os signos visuais de marca das instituições culturais de Belém às vésperas da COP30: uma análise semiótica Peirceana
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e22913Palavras-chave:
signos visuais de marca, análise semiótica peirceana, Belém do Pará, instituições culturais, COP30Resumo
Este trabalho investiga os signos visuais identificadores (logotipos) das instituições culturais públicas de Belém do Pará. Após uma revisão bibliográfica sobre as manifestações tangíveis de marca, os logotipos de 12 instituições foram analisados seguindo percursos metodológicos da semiótica de vertente peirceana, especificamente estruturada por meio da semiótica de Charles W. Morris (1901-1979). A análise identificou problemas de ordem sintática, semântica e pragmática nos signos visuais. Para enfrentá-los, o artigo recomenda o redesign dos logotipos como parte de um amplo trabalho de rebranding das instituições culturais públicas de Belém do Pará, aproveitando a oportunidade aberta pela proximidade da COP30.
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