A Taça da Champions vai a Abu Dhabi: apontamentos sobre sportswashing e usos geopolíticos do esporte no século XXI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224679

Palavras-chave:

sportswashing, mídia, marca-país, diplomacia esportiva, soft power

Resumo

Este artigo apresenta uma primeira exploração de pesquisa que pretende analisar como os Estados nacionais e conglomerados financeiros têm se utilizado do poder da mídia para se comunicar com diferentes públicos, principalmente internacionais, por meio de instrumentos de diplomacia esportiva e sportswashing. É importante frisar que não se trata de um fenômeno propriamente novo, mas que tem ganhado projeção nos últimos anos, dado o uso reiterado de instrumentos de soft power por regimes totalitários e autocráticos ao redor do mundo. Neste artigo, apresenta-se algumas reflexões iniciais sobre o tema, amparadas em bibliografia de referência, e faz-se uma análise parcial da relação entre o Manchester City e o Abu Dhabi United Group, fundo dos Emirados Árabes Unidos (EAU).

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Biografia do Autor

  • Fausto Amaro Ribeiro Picoreli Montanha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Professor Adjunto do Departamento de Relações Públicas da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação da mesma instituição. Possui bolsa Prociência na UERJ.

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Publicado

2024-08-15

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A Taça da Champions vai a Abu Dhabi: apontamentos sobre sportswashing e usos geopolíticos do esporte no século XXI. Signos do Consumo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. e224679, 2024. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224679. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/224679.. Acesso em: 9 out. 2024.