A Taça da Champions vai a Abu Dhabi: apontamentos sobre sportswashing e usos geopolíticos do esporte no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v16i1e224679Palavras-chave:
sportswashing, mídia, marca-país, diplomacia esportiva, soft powerResumo
Este artigo apresenta uma primeira exploração de pesquisa que pretende analisar como os Estados nacionais e conglomerados financeiros têm se utilizado do poder da mídia para se comunicar com diferentes públicos, principalmente internacionais, por meio de instrumentos de diplomacia esportiva e sportswashing. É importante frisar que não se trata de um fenômeno propriamente novo, mas que tem ganhado projeção nos últimos anos, dado o uso reiterado de instrumentos de soft power por regimes totalitários e autocráticos ao redor do mundo. Neste artigo, apresenta-se algumas reflexões iniciais sobre o tema, amparadas em bibliografia de referência, e faz-se uma análise parcial da relação entre o Manchester City e o Abu Dhabi United Group, fundo dos Emirados Árabes Unidos (EAU).
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