Contratos de comunicação e análise do discurso: bases teóricas aplicadas ao enunciado persuasivo de moda masculina

  • Allan Kozlakowski Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Palavras-chave: contrato de comunicação, análise do discurso, persuasão, publicidade

Resumo

O artigo apresenta parte dos estudos conceituais aplicados à análise do discurso, caracterizando os fundamentos da pesquisa sobre o discurso do empreendedor de sucesso, veiculado nas revistas de negócios Você S/A e Exame, ambas publicações brasileiras. Tais revistas prometem orientação para jovens executivos e 'futuros homens de negócios', com receitas para o sucesso, incluindo roteiros para alcançar o ápice profissional, conforme as condições de consumo contemporâneas. Objetiva-se com o recorte apresentar as bases conceituais para a análise do discurso persuasivo dos anúncios de moda masculina executiva, presentes nas publicações destacadas e em outras diversas, dos veículos semanais informativos aos dedicados ao entretenimento. As perspectivas teóricas aproximarão a análise da mensagem publicitária ao conceito de contrato de comunicação de Patrick Charaudeau pela relação entre o quadro de referência presumido entre os interlocutores no contrato de comunicação e o desenvolvimento de hábitos - proposta por Peirce - que levam à fixação das crenças. Tal desenvolvimento observará a operação do signo indexical, na análise da mensagem publicitária, abordado por Santaella. Partindo desta aproximação conceitual, o artigo discutirá a abordagem sobre um dos motivos que podem gerenciar a eficácia contratual dos anúncios, conforme o conceito de substância cultural proposto por Baudrillard, e segundo a lógica dos produtos culturais na busca da performance adequada, tanto na vida particular quanto na atuação profissional. Conforme a construção de regimes de visibilidade e interação, proposta por Prado, o artigo focará as relações entre produtos e pessoas nas tematizações orientadas pelos contratos de comunicação, e referir-se-ão à busca pelo consumo de produtos que traduzem o homem de sucesso. Desta forma, o trabalho investigará possibilidades de desconstrução e reconstrução da sensação de conflito entre o 'ser eu' e 'ser alguém', organizado por João Freire Filho, como resultado da mensagem publicitária da marca ARAMIS, “mens wear”. Assim, espera-se que o ensaio conceitual colabore para agrupar conceitos necessários visando compreender o valor semiótico agregado por meio da transferência de características do vestuário masculino para atingir os sentimentos pessoais e organizar a construção do 'ser alguém'; desta forma, esperamos poder demonstrar a configuração do culturalmente aceito como destaque do 'ser consumidor' pela exaltação ao pertencimento a determinado grupo de pessoas. Tais estudos indicam em sua trajetória final a eficácia do discurso publicitário, explicitando algumas relações socioculturais que atuariam no processo de construção dos discursos, especialmente os destinados às experiências da felicidade, fundamentalmente pela análise dos signos do anúncio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Kozlakowski, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Doutorando pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil.
Publicado
2012-06-16