Hermés: expressões da marca e rituais de consumo

Autores

  • Flavia Igliori Gonsales ECA/USP
  • Diogo Kawano ECA/USP
  • Janiene Santos ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i1p37-56

Palavras-chave:

marca de luxo, consumo, Cultura, semiótica

Resumo

O presente artigo apresenta a análise das expressividades da marca de luxo Hermès, a partir de método semiótico baseado na Teoria Geral dos Signos, de Charles Peirce e no modelo de transferência de significados no mundo culturalmente constituído para os bens de consumo, proposto por McCracken (2003). Verificou-se que os signos da marca são condizentes às estratégias da Hermès, cujo consumo gera efeitos de sentidos que fortalecem os vínculos com seus públicos.

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Biografia do Autor

  • Flavia Igliori Gonsales, ECA/USP
    Graduada e mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Especialista em Gestão de Projetos Culturais pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação, da ECA-USP.
  • Diogo Kawano, ECA/USP
    Mestrando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
  • Janiene Santos, ECA/USP
    Doutoranda e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Especialista em Gestão do Design pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

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Publicado

2012-06-16

Como Citar

Hermés: expressões da marca e rituais de consumo. Signos do Consumo, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 37–56, 2012. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v4i1p37-56. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49978.. Acesso em: 23 abr. 2024.