O consumo, o gosto, a ponte e a cerca: um estudo exploratório sobre o gosto e referências estéticas em propagandas dirigidas à baixa renda

  • Jôse Fogaça ECA-USP
Palavras-chave: baixa renda, consumo, gosto, propaganda, classes sociais

Resumo

Desde a última década, o mercado emergente de baixa renda tem atraído a atenção de marcas e empresas, por seu grande potencial e pela ausência de conhecimento sobre essa parcela da população. A entrada desse contingente no mundo do consumo trouxe transformações de todas as ordens para diversos setores da sociedade e novos desafios e questionamentos para as marcas e para a publicidade. Este trabalho reflete sobre este fenômeno, dando foco à questão das particularidades culturais e da existência de demandas específicas desse mercado, especialmente no tocante às propagandas destinadas a esse público. O percurso inicia com a discussão do consumo como elemento definidor do pertencimento social, passa pelo tema do gosto estético de classes e termina com um exercício exploratório de análise de propagandas. Criam-se, nesse decorrer, os conceitos de consumo de inserção e consumo de ascensão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jôse Fogaça, ECA-USP
Doutoranda do Programa de Ciências da Comunicação da ECA-USP. Mestre em Sociologia pela Unicamp. Pesquisadora junto ao GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.
Publicado
2012-06-16