Espaços de vivência com a “cultura chinesa”: comunicaçao e rituais alimentares em foco

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Uniso
  • Clotilde Perez ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v4i2p145-164

Palavras-chave:

publicidade, valor, espaços de vivência, rituais alimentares, cultura chinesa

Resumo

Este artigo apresenta parte das reflexões sobre o fundamento teórico-metodológico de pesquisa sobre publicidade e construção de valores e tem como objetivo explicitar espaços de vivência com a cultura chinesa por meio de fotos etnográficas (Achutti 2004), coletadas no local de uma das franquias do restaurante “Lig-Lig Comida Chinesa” e cartazes promocionais analisados na perspectiva metodológica da semiótica de Peirce. As análises vêm permeadas por ideias de Baudrillard (2004), Burke (2003) e Said (1995/2007).

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Uniso

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso e pós-doutoranda pela ECA/USP sob a supervisão da Prof. Dra. Clotilde Perez.

Clotilde Perez, ECA-USP

Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA USP. Doutora em Comunicação e Semiótica, Mestre em Administração de Marketing pela PUC SP. Professora da ECA USP, junto ao PPGCom e ao curso de Publicidae. Assessora da Fundasp, PUC SP.Vice-líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

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Publicado

2012-12-04