O relacionamento como estratégia de fortalecimento da reputação corporativa: o caso coca-cola zero

Autores

  • Tânia Oliveira Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i1p32-49

Palavras-chave:

reputação corporativa, relacionamento, comunicação, coca-cola zero

Resumo

A proposta deste artigo é refletir sobre o conceito de reputação corporativa como subproduto do comportamento organizacional e da qualidade do relacionamento entre a organização e seus públicos, segundo Grunig e Kim (2011). O texto apresenta a estratégia de customização do rótulo da Coca-Cola Zero como uma forma de estreitar o relacionamento com seus públicos a partir de uma sondagem no Facebook, mídia social cuja principal plataforma é o relacionamento. Os dados obtidos demonstram uma forte interação dos públicos com a marca, tornando as embalagens customizadas um objeto de desejo.

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Biografia do Autor

Tânia Oliveira Pereira, Universidade de São Paulo

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo. Pós-graduada em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas (2011) e graduada em Comunicação Social - Relações Públicas (2007), ambas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2013-06-21