Basta e basta

do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016)

Autores

  • Tânia Hoff Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil
  • Guy Pinto de Almeida Junior Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72

Palavras-chave:

comunicação e consumo, discurso jornalístico, análise de discurso, golpe de 1964, impeachment de Dilma Rousseff

Resumo

Este artigo visa a compreensão dos efeitos de sentidos acerca do ethos discursivo e da, consequente, projeção do sujeito consumidor em dois editoriais de jornais brasileiros em momentos decisivos da história política do país, a saber: Basta! (CORREIO DA MANHÃ, 1964) e Chegou a hora de dizer: basta! (O ESTADO DE S. PAULO, 2016). A partir das categorias de análise “governo”, “presidente”, “democracia” e “povo”, analisamos as similitudes, continuidades e afastamentos entres os dois discursos, tendo como caminho teórico-metodológico a Análise de discurso de linha francesa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tânia Hoff, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil

    Pós-doutora pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP.
    Doutora em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de
    São Paulo (FFLCH-USP), e mestre em Artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). É
    professora-pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo,
    da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM).

  • Guy Pinto de Almeida Junior, Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, Brasil

    Doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM, programa pelo qual obteve o título
    de mestre em 2014. Possui graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (e MBA em
    Gestão de Marketing Esportivo pela Trevisan Escola de Negócios. Atualmente é professor dos cursos
    de Comunicação da Faculdade Mundial (Paulista de Comunicação).

Downloads

Publicado

2018-12-20

Como Citar

Basta e basta: do ethos dos produtores à projeção dos sujeitos consumidores de editoriais em dois momentos distintos da política brasileira (1964 e 2016). Signos do Consumo, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 60–72, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v11i1p60-72. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/150730.. Acesso em: 18 abr. 2024.