Publicidade Pós-Moderna: Pocessos de Representação e Refrencialidade

Autores

  • Vander Casaqui ESPM-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i2p159-172

Palavras-chave:

publicidade, pós-modernidade, consumo simbólico, produção e consumo, fetichismo

Resumo

Este artigo faz uma reflexão sobre a dinâmica sígnica da publicidade contemporânea, a partir de peças publicitárias que remetem ao mundo do trabalho; à cidade; ao conceito de beleza; ao sentido do ativismo social e à resistência ao poder midiático – como representações sociais inseridas no universo simbólico das marcas comerciais. Em nossa análise, baseada na sociologia, nos estudos sobre consumo e na teoria da linguagem, discutimos sobre como a forma-mercadoria organiza a cultura no processo publicitário.

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Biografia do Autor

  • Vander Casaqui, ESPM-SP
    Doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP; Docente do Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM-SP.

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Publicado

2009-12-16

Como Citar

Publicidade Pós-Moderna: Pocessos de Representação e Refrencialidade. Signos do Consumo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 159–172, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v1i2p159-172. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42772.. Acesso em: 16 abr. 2024.