Relações qualitativas de consumo: os serviços de hotelaria direcionados ao público homossexual

Autores

  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Valdemar Siqueira Filho Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Juliana Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v2i2p252-274

Palavras-chave:

Turismo, Hotel, Experiência de Consumo, Consumidor gay

Resumo

O mercado destinado ao público homossexual possui um papel de destaque na população brasileira. Observando a lacuna de estudos nessa área, esta investigação se propõe a examinar o seguinte problema de pesquisa: Quais são as respostas emocionais destes consumidores entrevistados durante a experiência de consumo nos hotéis? As respostas emocionais são reações de qualidade de sentimento dos consumidores provocadas pelos estímulos do ambiente de serviços, caso sejam julgadas pelos clientes como sendo positivas essas respostas, pode-se alcançar a sua fidelidade. Este artigo tomou como base uma pesquisa qualitativa realizada com homossexuais residentes na cidade do Recife. Os resultados indicaram que, dentre as respostas emocionais mais memoráveis, a sensação de liberdade, privacidade, tranquilidade e paz (qualidade de sentimento), conforto e relaxamento (respostas fisiológicas) foram as que mais se destacaram. Desse modo, percebeu-se que a experiência de consumo dos homossexuais está intimamente relacionada com os estímulos dos canais sensoriais (visão, audição, olfato e tato) e com os sentimentos provocados pelo ambiente.

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Biografia do Autor

  • Yákara Vasconcelos Pereira Leite, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPE, docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

  • Valdemar Siqueira Filho, Universidade Federal Rural do Semi-Árido
    Doutor em Comunicação e Semiótica  – PUC/SP, docente da Universidade Federal Rural do Semi-Árido  -UFERSA.
  • Juliana Pinheiro
    Graduada em Hotelaria pela UFPE

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Publicado

2010-12-16

Como Citar

Relações qualitativas de consumo: os serviços de hotelaria direcionados ao público homossexual. Signos do Consumo, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 252–274, 2010. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v2i2p252-274. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/44601.. Acesso em: 28 mar. 2024.