Leia na minha camisa – comunicação, consumo e subversão de sentido de marcas absolutas

Autores

  • Irene Carballido Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i2p245-262

Palavras-chave:

comunicação, consumo, micro-discurso, marca, subversão

Resumo

O artigo trata da produção de sentido feita pelo micro-discurso da publicidade: o nome da marca. As mensagens subvertidas veiculadas em camisas mostram que o processo de produção de sentido do nome da marca e. O mito da marca é esvendado quando destoa pela sintaxe do ready-made e do desvio. E destoa na dimensão mais ideológica da linguagem, a conotação. Com seu conteúdo denunciativo, criativo e bem humorado, a subversão de marcas, traz reflexões sobre o universo da produção sentido em torno da mercadoria e suas contradições.

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Biografia do Autor

  • Irene Carballido, Universidade de São Paulo

    Mestranda em Comunicação e Consumo, PPGCOM- ESPM-SP. Membro do GP – “Comunicação, Discursos e Poéticas do Consumo” da ESPM-SP. Bolsista Capes/Prosup. Especialização em Psicocriatividade - Universidad Autónoma de Barcelona. Graduações em Ciências Sociais - UFBA e Graduação em Publicidade – Universidade Católica.

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Publicado

2013-12-19

Como Citar

Leia na minha camisa – comunicação, consumo e subversão de sentido de marcas absolutas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 245–262, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v5i2p245-262. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/76386.. Acesso em: 18 abr. 2024.