Fronteiras da religião: a comunicação no Instagram entre o Papa Francisco e as mulheres

Autores

  • Cláudio de Musacchio Portal EAD Brasil
  • Jociane Marchesan Oling Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v9i2p80-92

Palavras-chave:

Comunicação, Mídia digital, Instagram, Papa Francisco, Religião.

Resumo

Este trabalho analisa qualitativamente a comunicação do Papa Francisco na mídia digital, mais precisamente no aplicativo Instagram considerando seu conteúdo, objetivos, formas de abordagem e a relação com algumas fundamentações teóricas. A análise foi desenvolvida a partir de vídeos e fotos no perfil @franciscus do aplicativo. Em relação ao público, fez-se um recorte para analisar a repercussão dessa comunicação no público feminino observando alguns comentários de dois vídeos específicos. O aporte teórico obteve a contribuição epistemológica de Douglas Kellner, Roberto Tietzmann, além de outros pesquisadores. Como embasamento metodológico, foi utilizada a técnica da análise de conteúdo a partir de Laurence Bardin, Christian Laville e Jean Dionne. E os resultados preliminares indicam sinais de que Papa Francisco atinge seus objetivos obtendo suporte dos recursos digitais para expandir sua comunicação evangelizadora.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudio de Musacchio, Portal EAD Brasil

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela Ulbra. Pós-graduado em Engenharia de Software pela Estácio de Sá-RJ. CEO e founder do Portal EAD Brasil. Criador dos cursos Facebook na sala de aula e Web rádio na educação.

  • Jociane Marchesan Oling, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

    Publicitária pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, pós-graduada em Marketing Primeira Gerência pela Escola Superior de Propaganda e Marketing do Rio Grande do Sul e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2017-12-22

Como Citar

Fronteiras da religião: a comunicação no Instagram entre o Papa Francisco e as mulheres. Signos do Consumo, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 80–92, 2017. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v9i2p80-92. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/126834.. Acesso em: 28 mar. 2024.