Emojis na publicidade e seus significados para marcas e consumidores: tipologias e questionamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v10i2p15-26

Palavras-chave:

Emoji, Publicidade, Linguagem, Semiótica, Cibercultura

Resumo

Este artigo reflete sobre o uso dos emojis, destacando a apropriação desses códigos na comunicação das marcas. Identificamos que os emojis são utilizados na publicidade de diferentes maneiras, com significados negociados de forma multidirecional, e com a crescente participação e colaboração do público. Assim, propomos uma tipologia para o entendimento do fenômeno, com uma classificação de usos de emojis na publicidade que tem como base a semiótica peirceana e que distingue as estratégias possíveis identificadas.

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Biografia do Autor

  • Bruno Pompeu, Universidade de São Paulo

    Doutor e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Publicitário formado pela Escola de Comunicações e Artes. Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

  • Silvio Koiti Sato, Fundação Armando Álvares Penteado
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Publicitário formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Professor da Escola de Comunicação e Artes, Escola Superior de Propaganda e Marketing e Fundação Armando Alvares Penteado.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Emojis na publicidade e seus significados para marcas e consumidores: tipologias e questionamentos. Signos do Consumo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 15–26, 2018. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v10i2p15-26. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/145249.. Acesso em: 28 mar. 2024.