A mediação algorítmica nos rituais de consumo e a criatividade programada na cultura sneaker

Autores

  • Maurício Faria Universidade de São Paulo
  • Clotilde Perez Universidade de São Paulo
  • Bruno Pompeu Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i2e204299

Palavras-chave:

Algoritmo, Rituais de consumo, Midiatização, Realidade aumentada, Publicidade

Resumo

Este trabalho busca refletir sobre a midiatização dos rituais de consumo na cultura sneaker no contexto publicitário contemporâneo a partir de diálogos teóricos entre a perspectiva sociológica do algorítmo de Gillespie (2018), a antropossemiótica dos rituais de consumo de McCracken (2003) e Perez (2020), e as contribuições de Flusser (2008) sobre a criatividade programada nos usos das imagens técnicas. Como objeto empírico, analisa o lançamento do Gucci Virtual 25 em abril de 2021, um sneaker disponível apenas em realidade aumentada e vendido a US$ 12 no aplicativo da grife italiana. Como resultado, foi possível averiguar que as especificidades nos rituais de compra e uso – mediados algoritmicamente – hipervalorizam a midiatização do ritual de posse que, por sua vez, torna-se o principal atrativo publicitário para o ritual de busca.

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Biografia do Autor

  • Maurício Faria, Universidade de São Paulo

    Doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP (PPGCOM – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3).

  • Clotilde Perez, Universidade de São Paulo

    Professora titular de Semiótica e Publicidade da ECA-USP. Doutora em Comunicação e Semiótica. Líder do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo, da USP/CNPq. Coordenadora do PPGCOM (ECA-USP).

  • Bruno Pompeu, Universidade de São Paulo

    Professor do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA-USP). Doutor em Ciências da Comunicação (PPGCOM-USP). Membro do Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo (GESC3). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

A mediação algorítmica nos rituais de consumo e a criatividade programada na cultura sneaker. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e204299, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e204299. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/204299.. Acesso em: 24 abr. 2024.