Consumo e Diversidade Cultural/Sexual: Investigações Interdisciplinares

Autores

  • Wilton Garcia Universidade Braz Cubas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v1i2p214-225

Palavras-chave:

cinema industrial, publicidade, teoria feminista do cinema, representação feminina, consumo

Resumo

O estudo da história do cinema americano como indústria induz à ligação entre o cinema e a publicidade. No sistema patriarcal de troca é importante o estímulo à imagem narcisística da mulher, onde se testemunha a idealização do corpo e do ambiente circunscrito, e onde se propõe um estilo de vida ideal. É a afinidade entre consumismo e cinema o que se procura analisar, de como o cinema industrial americano se dotou como veículo de uma ideologia de comercialização.

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Biografia do Autor

  • Wilton Garcia, Universidade Braz Cubas
    Artista visual, Doutor em Comunicação pela ECA/USP e Pós-Doutor em Multimeios pelo IA/UNICAMP, é professor do Mestrado em Semiótica, Tecnologias da Informação e Educação da Universidade Braz Cubas – UBC. Autor de Corpo, mídia e representação: estudos contemporâneos (2005), entre outros.

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Publicado

2009-12-16

Como Citar

Consumo e Diversidade Cultural/Sexual: Investigações Interdisciplinares. Signos do Consumo, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 214–225, 2009. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v1i2p214-225. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/42776.. Acesso em: 28 mar. 2024.