A fantasia enquanto ritual e apelo publicitário: uma proposta de análise intertextual

Autores

  • Susana Silva
  • Rui Torres Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i1p6-27

Palavras-chave:

publicidade, fantasia, intertextualidade

Resumo

Este artigo aborda a fantasia enquanto uma dimensão de evasão para onde o indivíduo se projecta, através da promessa idílica do consumo feita pela publicidade. A análise de alguns anúncios demonstra de que forma a intertextualidade surge como uma estratégia privilegiada que convoca o leitor ao texto publicitário, remetendo-o para um universo de referências e textos inscritos na sua memória e na sua cultura, estimulando a imaginação e o despertar da fantasia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Susana Silva
    Mestre em Ciências da Comunicação – ramo de Marketing e Publicidade, pela Universidade Fernando Pessoa.
  • Rui Torres, Universidade Fernando Pessoa
    Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Porto. Investigador do CECLICO – Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento.

Downloads

Publicado

2011-06-16

Como Citar

A fantasia enquanto ritual e apelo publicitário: uma proposta de análise intertextual. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 6–27, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i1p6-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49997.. Acesso em: 29 mar. 2024.