Semiótica do espelho digital

Autores

  • Massimo Leone Università di Torino

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v13i2e193201

Palavras-chave:

Espelhos, Representação digital, Semiótica, Falso, Epidemiologia cultural

Resumo

Os novos espelhos digitais e as imagens que eles devolvem e com as quais frequentemente despertam desejo e consumo diferem dos espelhos analógicos, aqueles que Umberto Eco considerava estar fora da ampla gama da semiótica. Os espelhos digitais são na verdade telas que simulam espelhos, por isso já “mentem” em sua função refletiva, mas podem mentir ainda mais graças a novos formatos e processos de espelhamento digital, como as selfies e os filtros. Quando a estes novos espelhos é feita a pergunta “Espelho, espelho meu, haverá alguém mais bela do que eu”, eles sempre respondem “você, é claro, sempre você é a mais bela!”. O artigo reflete sobre os espelhos digitais como parte de uma consideração mais ampla sobre a ética das imagens na era digital. A ética das imagens difere da das palavras porque as imagens sempre carregam uma motivação intrínseca que as palavras não carregam. Há, naturalmente, algo convencional nas imagens, e pode haver motivação nas palavras, mas a materialidade dos sinais visuais os ancora à realidade e à percepção de uma forma diferente e mais coerente. É por isso que as imagens não mentem da mesma forma que as palavras. Mesmo quando são de fantasia, elas transmitem uma ideia de possibilidade real que as palavras dificilmente podem evocar. Duas posições ideológicas diferentes podem ser tomadas no que diz respeito à relação entre as imagens e o efeito de realidade que elas provocam. As humanidades, incluindo a semiótica, tendem a enfatizar o peso do contexto cultural; evidências crescentes, no entanto, mostram que as imagens funcionam também porque combinam com a neurofisiologia inata da cognição. Os humanos estão biologicamente inclinados a reagir às imagens, e as representações desencadeiam diferentes percepções dependendo de sua tecnologia, que está evoluindo por meio do acúmulo na história humana. A semiótica é, portanto, chamada a desmascarar a propaganda realista de novos dispositivos para representação e exibição, apontando para sua convencionalidade, mas também deve levar em conta como novos avanços na produção de simulacros tendem a introduzir dinâmicas emergentes na relação entre imagens e a percepção humana. O visual falso de hoje é de fato um pouco mais poderoso que os de épocas passadas, porque é construído através de máquinas cujo resultado só pode ser desmascarado por outras máquinas. Além disso, a evolução das culturas digitais está agora criando uma indefinição de gêneros fictícios e não-ficcionais. O visual falso começa a circular como um vírus, multiplicando as ocasiões para suspensões ambíguas de descrença. O que é necessário é, em vez disso, uma nova ecologia do falso, capaz de dar origem, por sua vez, a uma semioética razoável do visual falso.

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Biografia do Autor

  • Massimo Leone, Università di Torino

    Doutor em Estudos Religiosos pela Sorbonne – Universidade de Paris e em História da Arte pela Universidade de Friburgo. Professor de Filosofia da Comunicação e Semiótica Cultural do Departamento de Filosofia e Ciências Educacionais da Universidade de Turim. Professor de Semiótica do Departamento de Língua e Cultura Chinesa da Universidade de Shanghai. Professor Associado do Departamento de Humanidades Digitais, Universidade de Cambridge. Diretor do Centro de Estudos Religiosos, Fundação “Bruno Kessler”, Trento, Itália.

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Publicado

2021-12-12