O trabalho emocional no trabalho publicitário

Autores

  • Dôuglas Aparecido Ferreira Universidade Federal de Mato Grosso

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i2e202680

Palavras-chave:

Trabalho emocional, Trabalho publicitário, Capitalismo, Comunicação

Resumo

Este artigo é parte dos resultados de uma pesquisa de doutoramento que visou estudar as emoções envolvidas no trabalho publicitário. O recorte escolhido analisa as práticas emocionais identificadas nos relatos dos profissionais deste setor, a fim de entender de que modo elas acontecem dentro do cenário laboral e o que revelam sobre o modo de produção capitalista. Para tanto, através de uma grade analítica constituída a partir das reflexões teóricas sobre o trabalho no capitalismo e o capitalismo emocional, analisamos os comentários da lista “Como é trabalhar aí? 2.0”, um documento com depoimentos anônimos sobre as rotinas nas agências de publicidade. Nossas conclusões demonstram como o trabalho emocional é, contraditoriamente, benéfico aos publicitários, ao mesmo tempo que também os torna ainda mais suscetíveis à exploração do capitalismo.

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Biografia do Autor

  • Dôuglas Aparecido Ferreira, Universidade Federal de Mato Grosso

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e da graduação em Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso. Doutor em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais com período de intercâmbio na Ural Federal University (UrFU – Ecaterimburgo – Rússia). Especialista em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda – pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Vencedor do Prêmio ABRAPCORP de Teses e Dissertações em 2017 e autor do livro O jornal que subiu as escadas.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

O trabalho emocional no trabalho publicitário. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e202680, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e202680. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202680.. Acesso em: 28 mar. 2024.