Formação da enfermeira e os cuidados ante a tuberculose e doenças nervosas e mentais (década de 1920)

Autores

  • Mary Ann Menezes Freire
  • Carolina de Oliveira Faber
  • Flávia Ramos Fernandes Guimarães
  • Wellington Mendonça de Amorim

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p145-152

Palavras-chave:

Enfermagem; História da Enfermagem; Saúde Mental; Saúde Pública

Resumo

Neste estudo analisam-se as recomendações do Relatório Goldmark para o ajuste na formação das(os) enfermeiras(os) em duas áreas: a tuberculose e as doenças nervosas e mentais. O método usado foi a pesquisa histórica, embasada na análise documental. Os resultados mostraram que as Escolas e Cursos de Enfermagem, à época, atenderam mais as exigências de suas instituições, mantenedoras e formadoras, do que procuraram seguir as orientações do Relatório, no sentido de contemplar, nos seus currículos, matérias específicas para a tuberculose e doenças mentais. Conclui-se que o Relatório Goldmark identificou a resistência das enfermeiras em lidar com esse tema. No entanto, deixou recomendações que tiveram impacto na formação dessas no transcorrer do século XX.

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Publicado

2015-09-01

Edição

Seção

Artigo Original de Chamada

Como Citar

Freire, M. A. M., Faber, C. de O., Guimarães, F. R. F., & Amorim, W. M. de. (2015). Formação da enfermeira e os cuidados ante a tuberculose e doenças nervosas e mentais (década de 1920). SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 11(3), 145-152. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i3p145-152