O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica /Saúde Mental

avanços, limites e desafios

Autores

  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p139-146

Palavras-chave:

Ensino; Saúde Mental; Enfermagem; Educação

Resumo

O estudo teve como objetivos analisar como ocorre o ensino de Enfermagem Psiquiátrica/ Saúde Mental nos cursos públicos de enfermagem existentes no estado de São Paulo e investigar e analisar a prática pedagógica de professores responsáveis por disciplinas da área. Foram realizadas entrevistas com 12 professores, cuja verificação deu-se através da análise temática. Trata-se de pesquisa qualitativa. Resultados evidenciaram que os professores, em sua maioria, desconhecem o Projeto Político Pedagógico dos cursos de graduação em que estão inseridos; método de ensino predominante tradicional, com desejo de mudanças para uso de metodologias ativas; conteúdos de ensino prioritariamente com enfoque biologicista; apontam também desvalorização da profissão de professor. Apesar de se perceber desejo de avanços por parte desses profissionais nota-se pouco investimento na formação pedagógica dos mesmos

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Biografia do Autor

  • Maria Conceição Bernardo de Mello e Souza, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

    PhD, Professor Doutor, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Centro Colaborador da OPAS/OMS para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem, Ribeirão Preto

Publicado

2016-09-15

Edição

Seção

Artigo Original de Chamada

Como Citar

Souza, M. C. B. de M. e. (2016). O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica /Saúde Mental: avanços, limites e desafios. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 12(3), 139-146. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p139-146