O Ensino de Enfermagem Psiquiátrica /Saúde Mental
avanços, limites e desafios
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v12i3p139-146Palavras-chave:
Ensino; Saúde Mental; Enfermagem; EducaçãoResumo
O estudo teve como objetivos analisar como ocorre o ensino de Enfermagem Psiquiátrica/ Saúde Mental nos cursos públicos de enfermagem existentes no estado de São Paulo e investigar e analisar a prática pedagógica de professores responsáveis por disciplinas da área. Foram realizadas entrevistas com 12 professores, cuja verificação deu-se através da análise temática. Trata-se de pesquisa qualitativa. Resultados evidenciaram que os professores, em sua maioria, desconhecem o Projeto Político Pedagógico dos cursos de graduação em que estão inseridos; método de ensino predominante tradicional, com desejo de mudanças para uso de metodologias ativas; conteúdos de ensino prioritariamente com enfoque biologicista; apontam também desvalorização da profissão de professor. Apesar de se perceber desejo de avanços por parte desses profissionais nota-se pouco investimento na formação pedagógica dos mesmos