Estratégias de enfrentamento do craving em dependentes de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.151541

Palavras-chave:

Estratégias de Enfrentamento, Craving, Tratamento, Comunidades Terapêuticas

Resumo

OBJETIVOS: identificar e descrever as estratégias de enfrentamento utilizadas perante o craving por usuários de crack que estavam em tratamento internados em Comunidades Terapêuticas.
MÉTODO: a amostra foi composta por 133 homens. Os instrumentos utilizados foram: Questionário sociodemográfico e rastreio do uso de drogas, Mini-Exame do Estado Mental e uma Escala de Perguntas sobre craving. A análise utilizada foi a estatística descritiva e de frequências para análise exploratória com nível de significância de 5%.
RESULTADOS: os participantes relataram um predomínio da categoria Força de Vontade e de comportamento de Esquiva em resposta ao craving.
CONCLUSÃO: esses resultados são importantes contribuições na compreensão do enfrentamento do craving, sinalizando a importância do trabalho da prevenção de recaídas, da família e tratamentos eficazes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Itamar José Félix Junior, Fundação Universidade Federal de Rondônia

    Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação Mestrado Acadêmico em Psicologia da UNIR. Atua como psicólogo clínico em Terapia Cognitivo Comportamental aplicada à Dependência Química.

Publicado

2019-08-27

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Calheiros, P. R. V., Morais, P. R., Félix Junior, I. J., Silva, L. G. da, & Almeida, M. de. (2019). Estratégias de enfrentamento do craving em dependentes de crack em tratamento em Comunidades Terapêuticas. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 15(2), 12-19. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.151541