Mensuração da fidelidade de intervenções em saúde mental baseadas na escola

uma revisão sistemática

Autores

  • Douglas Garcia Prefeitura Municipal de Palhoça. Centro de Referência de Assistência Social
  • Daniela Ribeiro Schneider Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberto Moraes Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.150238

Palavras-chave:

Fidelidade a Diretrizes, Saúde Mental, Avaliação de Programas e Projetos de Saúde, Psicometria

Resumo

Objetivo: caracterizar a mensuração da fidelidade de intervenções em saúde mental em crianças de escolas do ensino fundamental primário. Os dados foram levantados nas bases de dados ERIC, LILACS, APA, PubMed, Scopus, SciELO e Web of Science. Foram incluídos 45 artigos empíricos, publicados entre 2007 e 2016, os quais foram analisados em relação a categorias definidas previamente. Os resultados indicam variações na definição, dimensionalidade e forma de mensuração da fidelidade, havendo poucos indicadores de validade e precisão dos instrumentos, o que pode enviesar a avaliação do processo de implementação e a validade interna dos resultados das intervenções.

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Publicado

2019-11-07

Edição

Seção

Artigo de Revisão

Como Citar

Garcia, D., Schneider, D. R., & Cruz, R. M. (2019). Mensuração da fidelidade de intervenções em saúde mental baseadas na escola: uma revisão sistemática. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 15(3), 1-9. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.150238