A primeira vez a gente não esquece: conhecendo as drogas experimentadas por estudantes do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.165488

Palavras-chave:

Drogas, Instituições Acadêmicas, Adolescente, Estudantes

Resumo

Objetivo: investigar a prevalência do consumo de drogas em escolas de ensino médio de um município referência do estado do Ceará. Método: estudo exploratório descritivo com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no período de março a julho de 2019 com 562 estudantes. Para tanto, utilizou-se o questionário para triagem do uso de álcool, tabaco e outras substâncias. Na análise, realizouse estatística analítica por meio do teste de qui-quadrado. Resultados: em relação as substâncias já experimentadas pelos estudantes, o álcool aparece em maior proporção. Além do álcool, os estudantes também já experimentaram outras substâncias psicoativas, em que maconha, tabaco e hipnóticos ou sedativos tiveram destaque entre as já experimentadas. Em relação aos parâmetros, para todas as substâncias, houve uma proporção variando entre (1,5% a 23,2%) de estudantes necessitando de intervenção breve. Conclusão: estes resultados apresentados contribuem para uma melhor compreensão do fenômeno no que diz respeito às substâncias mais consumidas e padrões de uso nocivo ou dependência, para que possa planejar
e implementar programas de prevenção primária e secundária no contexto escolar.

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Publicado

2020-04-30

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

A primeira vez a gente não esquece: conhecendo as drogas experimentadas por estudantes do ensino médio. (2020). SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 16(2), 75-82. https://doi.org/10.11606//issn.1806-6976.smad.2020.165488