Programa com jogos de raciocínio para adolescentes em situação de dependência de substâncias psicoativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.166885

Palavras-chave:

Adolescentes, Função Executiva, Metacognição, Dependência de Substâncias Psicoativas

Resumo

Objetivo: verificar impactos da aplicação de um programa com uso de jogos de raciocínio embasado na metodologia Mind Lab nas funções executivas atenção, flexibilidade e planejamento em adolescentes em situação de dependência de substâncias psicoativas. Método: estudo quantitativo quase-experimental com aplicação de instrumentos de avaliação neuropsicológica pré e pós-intervenção. Participaram 35 adolescentes com idades entre 12 e 17 anos internados em um Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental na cidade de São Paulo. Resultados: evidenciou-se melhora na atenção após a aplicação do programa com jogos. Quanto às funções planejamento e flexibilidade, foram observadas melhoras, porém estas não foram significativas. Conclusão: foi possível verificar a importância da utilização de jogos de raciocínio como recurso lúdico no tratamento de adolescentes em condição de dependência de substâncias psicoativas, possibilitando a construção de estratégias que auxiliem no processo de recuperação e reabilitação.

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Publicado

2021-06-30

Como Citar

Duarte, C. E., Garcia, S. R. R., Braga, S. V. dos S., Machado, F. S. N., Pereira, J. L., & Ulisses, S. M. V. (2021). Programa com jogos de raciocínio para adolescentes em situação de dependência de substâncias psicoativas. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 17(2), 54-63. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.166885