Treinamento em transtornos mentais comuns na enfermaria: uso de metodologias ativas na construção do cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.168134

Palavras-chave:

Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Aprendizagem baseada em problemas, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de enfermeiras atuantes em leitos psiquiátricos de um hospital geral sobre a realização de um treinamento em saúde mental com a utilização de metodologias ativas. Método: pesquisa do tipo descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital geral de grande porte, com cinco enfermeiras, no período de junho a novembro de 2019. A coleta de dados consistiu em duas etapas: realização e avaliação do treinamento. Para a realização do treinamento, utilizaram-se metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em problemas e problematização. A avaliação do treinamento foi realizada por meio de entrevista  semiestruturada, elaborada segundo o modelo proposto por Kirkpatrick, e os dados analisados por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. Resultados: os enfermeiros consideraram o treinamento positivo e desenvolveram habilidades como abordagem terapêutica, escuta ativa e mudança de comportamento. Conclusão: o treinamento foi eficaz na construção do conhecimento, promovendo transformações e reflexões significativas na aprendizagem de enfermeiros, além de contribuir com a produção de habilidades e atitudes na área de saúde mental, valorizando a aprendizagem significativa.

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Publicado

2021-03-31

Como Citar

Machado, M. G. de O., & Sampaio, C. L. (2021). Treinamento em transtornos mentais comuns na enfermaria: uso de metodologias ativas na construção do cuidado. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 17(1), 75-83. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.168134