Treinamento em transtornos mentais comuns na enfermaria: uso de metodologias ativas na construção do cuidado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.168134

Palavras-chave:

Enfermagem psiquiátrica, Saúde mental, Aprendizagem baseada em problemas, Educação em enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar a percepção de enfermeiras atuantes em leitos psiquiátricos de um hospital geral sobre a realização de um treinamento em saúde mental com a utilização de metodologias ativas. Método: pesquisa do tipo descritiva, exploratória, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital geral de grande porte, com cinco enfermeiras, no período de junho a novembro de 2019. A coleta de dados consistiu em duas etapas: realização e avaliação do treinamento. Para a realização do treinamento, utilizaram-se metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em problemas e problematização. A avaliação do treinamento foi realizada por meio de entrevista  semiestruturada, elaborada segundo o modelo proposto por Kirkpatrick, e os dados analisados por meio da análise de conteúdo temática de Bardin. Resultados: os enfermeiros consideraram o treinamento positivo e desenvolveram habilidades como abordagem terapêutica, escuta ativa e mudança de comportamento. Conclusão: o treinamento foi eficaz na construção do conhecimento, promovendo transformações e reflexões significativas na aprendizagem de enfermeiros, além de contribuir com a produção de habilidades e atitudes na área de saúde mental, valorizando a aprendizagem significativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Arrue M, Alegría BR, Zarandona J, Cillero IH. Effect of a PBL teaching method on learning about nursing care for patients with depression. Nurse Educ Today. May 2017;52: 109-15. doi: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2017.02.016

Fernandes MA, Soares NSA, Ribeiro IAP, Sousa CCM, Ribeiro HKP. Active methodologies as a tool for training in mental health. Rev Enferm UFPE on line. 2018 dez;12(12):3172-80.doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i12a237762p3172-3180-2018

Cruz RAO, Araujo ELM, Nascimento NM, Lima RJ, França JRFS, Oliveira JS. Reflections in the light of the complexity theory and nursing education. Rev Bras Enferm.[Internet]. 2017;70(1):224-7. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2016-0239

Gigante RL, Campos GWS. Continuing training and education in health policy in Brazil: legal basis and theoretical referencess. Trabalho, Educação e Saúde. 2016;14(3):747-63. doi: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sip00124

Sade PMCS, Peres AM, Brusamarelo T, Mercês NNA, Wolff LDG, Lowen IMV. Continuous nursing education requirements in a teaching hospital. Cogitare Enferm. 2019; 24. doi: http://dx.doi.org/10.5380/ce.v24i0.57130

Berbel NAN. "Problematization" and problem-based learning: different words or different ways? Interface. (Botucatu). 1998;2(2):139-54. doi: https://doi.org/10.1590/S1414-32831998000100008

Leal LB, Pereira KLA, Negreiros ALB, Pequeno AMC, Lima GC, Negreiros FDS, et al. Active problematizing method as a strategy for training in health Rev Enferm UFPE on-line.[Internet]. 2018;12(4):1139-43. doi: https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a231346p1139-1143-2018

Pessoa JM Júnior, Santos RCA, Clementino FS, Nascimento EGC, Miranda FAN. Mental health education and professional practice in the psychiatric hospital. Texto Contexto Enferm, 2016;25(3):e3020015. doi: https://doi.org/10.1590/0104-07072016003020015.

Rézio LA, Fortuna CM, Borges FA. Tips for permanent education in mental health in primary care guided by the Institutional Socio-clinic. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2019;27:e3204. doi:https://doi.org/10.1590/1518-8345.3217.3204

Braga FS, Olschowsky. A Pleasure and suffering in the work of mental health nurses in the context of the psychiatric reform. Rev Enferm UFPE online. [Internet]. 2015;9(3):7086-94. Available from: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/115332/000956660.pdf?sequence=1

Sobral F, Campos C. Nurses and mental health education in primary care: an integrative review. SMAD Rev Eletr Saúde Mental Álcool Drog [Internet]. 1 ago.2012;8(2):100-7. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i2p100-107

Bordenave JD, Pereira AM. Estratégias de ensino-aprendizagem. 25ª ed. Rio de Janeiro: Vozes; 2004.

Kirkpatrick DL, Kirkpatrick JD. Como avaliar programas de treinamento de equipes – os quatro níveis. Rio de Janeiro: SENAC-RIO; 2010.

Bardin L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70; 2011.

Ministério da Saúde (BR). Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Aprova as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União. Brasília (DF); 2013 jun 13; Seção 1, p. 59-62.

Mota AS, Silva ALA, Souza AC. Educação permanente: Ongoing education: Practices and processes related to mental health nursing. Rev Portuguesa Enferm Saúde Mental. [Internet]. 2016;(spe4):9-16. doi: http://dx.doi.org/10.19131/rpesm.0135

Wosinski J, Belcher AE, Dürrenberger Y, Allin AC, Stormacq C, Gerson L. Facilitating problem-based learning among undergraduate nursing students: A qualitative systematic review. Nurse Educ Today. 2018;(60):67–74. doi: http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2017.08.015.

Hung MSY, Lam SKK, Chow MCM. Nursing students’ experiences of mental health first aid training: A qualitative descriptive study. Collegian. 2019;26 (5):534-40.doi: https://doi.org/10.1016/j.colegn.2019.02.006

Furnes M, Kvaal KS ,Høye S Communication in mental health nursing - Bachelor Students' appraisal of a blended learning training programme - an exploratory study. BMC Nurs. 2018;17(20):1-10. doi: https://doi.org/10.1186/s12912-018-0288-9

Nascimento MGG, Nadaleti NP, Nadaleti SC, Vilela SC, Terra FS, Silva SA, Resck ZMR. nursing work process in the promotion of mental health: reflective analysis. RECOM, Rev Enferm Centro Oeste Mineiro. 2017;7:e2097. doi: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.2097

Beurs, DP, Groot MH, Keijser J, Dujin EV, Winter RFP, Kerkhof FM. Evaluation of benefit to patients of training mental health professionals in suicide guidelines: cluster randomised trial. Br J Psychiatry. [Internet]. 2016;208(5):477-83. doi: https://doi.org/10.1192/bjp.bp.114.156208

Lima FFL, Alencar NES, Fernandes MA, Moura ECCM, Silva-Júnior FJG.. Situational strategic planning in a psychiatric institution: contributions and challenges. SMAD Rev Eletr Saúde Mental Álcool Drog [Internet]. 28 ago.2019;15(2):20-8. Available from: 10.11606/issn.1806-6976.smad.2019.000377

Gould BH, Brodie L, Carver F, Logan P. Not just ticking all the boxes. Problem based learning and mental health nursing. A review. Nurse Educ Today. 2015;35(10):e1–e5. doi:http://dx.doi.org/10.1016/j.nedt.2015.07.013

Luis MAV. Current knowledge demands in mental health care. SMAD Rev Eletr Saúde Mental Álcool Drog [Internet]. 31mar.2018;14(1):1-. doi: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2018.152779

Canabarro JL. Inserção de residentes multiprofissionais nos serviços de saúde mental: percepção dos trabalhadores. Dissertação (Mestrado em enfermagem). Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria; 2017. Available from:https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/11818/Canabarro%2C%20Jana%C3%ADna%20Lunardi.pdf?sequence=1&isAllowed=y

Monteiro PV, Almeida ANS, Pereira MLD, Freitas MC, Guedes MVC, Silva LF. When body care is not enough: the emotional dimension of nursing care. REME - Rev Min Enferm. 2016;20: e957.doi: http://dx.doi.org/10.5935/1415-2762.20160026

Fernandes MA, Almeida JS, Oliveira EKC, Sousa KHJF. Nursing process based on Peplau interpersonal relationship theory applied to schizophrenia. Rev Enferm UFPI. 2018 Jul-Sep;7(3):42-7. doi: http://dx.doi.org/10.26694/2238-7234.7342-47

Buriola AA, Kantorski LP, Sales CA, Matsuda LM. Nursing practice at a psychiatric emergency service: evaluation using fourth generation assessment. Texto Contexto Enferm, 2016; 25(1):e4540014. Available from: https://doi.org/10.1590/0104-070720160004540014

Publicado

2021-03-31

Como Citar

Machado, M. G. de O., & Sampaio, C. L. (2021). Treinamento em transtornos mentais comuns na enfermaria: uso de metodologias ativas na construção do cuidado. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 17(1), 75-83. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.168134