População em situação de rua e o acesso aos serviços de saúde: concepções e determinantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2022.171441

Palavras-chave:

Pessoas em Situação de Rua, Acesso aos Serviços de Saúde, Política Pública, Integralidade em Saúde

Resumo

Objetivo: compreender a percepção da população em situação de rua acerca do acesso aos serviços de saúde. Método: o estudo possui abordagem qualitativa de cunho descritivo. Contou com a participação de nove pessoas em situação de rua, selecionadas através da amostragem aleatória simples, com coleta de dados a partir de uma entrevista semiestruturada e análise de conteúdo. Resultados: os achados evidenciaram que a população em situação de rua tem um acesso precário aos serviços de saúde, uma vez que foram relatadas barreiras como a falta de conhecimento, de documentação e pouco ou nenhum acesso a métodos preventivos. Os serviços mais utilizados foram os de urgência e emergência. Conclusão: a partir da percepção dessa população, torna-se emergente o rompimento das barreiras físicas e burocráticas que tanto restringem esse acesso, afim de que haja uma melhoria na qualidade da assistência.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tayrine Huana de Sousa Nascimento, Escola de Saúde Pública do Ceará, Residencia Integrada em Saúde, Iguatu, CE, Brasil.

    Enfermeira, Graduada pela Universidade Regional do Cariri e Especialista em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Ceará. 

  • Jomábia Cristina Gonçalves dos Santos, Escola de Saúde Pública do Ceará, Residencia Integrada em Saúde, Iguatu, CE, Brasil.

    Psicóloga, Graduada pelo Centro Universitário Católica de Quixadá e Especialista em Saúde da Família e da Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará. 

  • Marília Batista Sampaio, Hospital Regional do Sudeste do Pará, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e Pré-Natal, Marabá, PA, Brasil.

    Enfermeira, Graduada pela Universidade Regional do Cariri. 

  • Adguinoele da Costa Teixeira, Prefeitura Municipal de Iguatu, Secretária Municipal de Saúde, Iguatu, CE, Brasil.

    Enfermeira, Graduada pela Universidade Regional do Cariri e Especialista em Saúde da Família e da Comunidade pela Escola de Saúde Pública do Ceará. 

  • Elka Priscyla Miranda Brito, Instituto Centro de Ensino Tecnológico, Campos Sales, CE, Brasil.

    Enfermeira, Mestra em Terapia Intensiva pelo IBRATI

Publicado

2022-07-22

Como Citar

Nascimento, T. H. de S. ., Santos, J. C. G. dos ., Sampaio, M. B. ., Teixeira, A. da C. ., & Brito, E. P. M. . (2022). População em situação de rua e o acesso aos serviços de saúde: concepções e determinantes. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 18(2), 21-29. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2022.171441