Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.174632

Palavras-chave:

Programas de Graduação em Enfermagem, Enfermagem psiquiátrica, Currículo, Educação em Enfermagem

Resumo

Objetivo: analisar as recomendações para a reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem (Resolução nº 573, de 31 de janeiro de 2018) no que tange ao ensino da Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no processo formador do enfermeiro. Método: trata-se de um estudo documental. A coleta de dados foi realizada a partir de busca textual sobre o tema em diferentes sítios de pesquisa. Os dados foram tabulados com o uso do software Web Qualitative Data Analysis e submetidos à Análise de Conteúdo. As categorias encontradas foram: O cuidado de Enfermagem em saúde mental é um direito de todos; O cuidado de Enfermagem em saúde mental considera a singularidade do sujeito. Resultados: as recomendações fortalecem o ensino de Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental, trazendo protagonismo para a área no contexto do cuidado em saúde. Conclusão: as recomendações atendem às questões contemporâneas associadas ao sofrimento mental nas populações. A formação do enfermeiro deve atender às questões sociais, políticas e do mercado, considerando os determinantes sociais em saúde e saúde mental.

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Biografia do Autor

  • Amanda Márcia dos Santos Reinaldo, Universidade Federal de Minas Gerais. Departamento de Enfermagem Aplicada

    Professor Associado da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Líder do Grupo de Pesquisa: Núcleo de estudos e pesquisa em saúde mental, álcool e outras drogas. Docente do Programa de Pós-Graduação Promoção de Saúde e Prevenção da Violência.

  • Girliani Silva de Souza, Universidade Federal de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem Clínica-Cirúrgica

    Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Clínica-Cirúrgica da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutora em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), na modalidade mestrado sanduíche com a Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Experiência em pesquisa e prática clínica em saúde mental. Pós-graduada em saúde mental e educação permanente em saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Enfermeira pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atua principalmente no tema Saúde Mental e Suicídio no Contexto da Saúde Pública.

  • Belisa Vieira da Silveira, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto

    Doutoranda do Programa de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP-USP). Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010), Especialização em Saúde Mental na Prática Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012), Especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), Mestrado em Saúde e Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2012).

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Publicado

2021-09-30

Como Citar

Reinaldo, A. M. dos S., Souza, G. S. de, & Silveira, B. V. da. (2021). Enfermagem Psiquiátrica, Saúde Mental e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 17(3), 57-66. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2021.174632