Desenvolvimento e validação de um jogo educativo sobre uso abusivo de drogas e o risco de suicídio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2023.188483

Palavras-chave:

Aplicativos Móveis, Educação em Saúde, Saúde Mental, Drogas, Suicídio

Resumo

Objetivo: descrever o desenvolvimento e a validação de um jogo educativo sobre uso abusivo de drogas em associação ao risco de suicídio. Metodologia: estudo de desenvolvimento tecnológico. Utilizou-se o Designer Instrucional Contextualizado para operacionalização das etapas de desenvolvimento além do Índice de Validação do Conteúdo (IVC) para avaliação. Resultados: desenhou-se a construção do jogo “SerTão Bom”, um quiz com 195 perguntas, disponível off-line para sistema Android. Em relação à validação do conteúdo, obteve-se um IVC geral de 0,78 no âmbito das características gerais; IVC de 0,87 na organização e estilo da escrita com IVC de 0,90. Sobre os aspectos técnicos, o jogo foi validado com IVC de 0,86 no item usabilidade; 0,88 na eficiência e funcionalidade com IVC de 1,00. Conclusão: mediante desenvolvimento e validação do jogo educativo, compreende-se a importância de tecnologias com o intuito de promover a educação no âmbito da saúde mental sob uma perspectiva lúdica e acessível.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Ribeiro DB, Schneider JF, Terra MG, Soccol KLS, Camillo LA, Plein FAZ. Reasons for attempting suicide among men who use alcohol and other drugs. Rev Gaúcha Enferm. [Internet]. 2016 [cited 2021 Jul 7];37(1):e54896. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2016.01.54896

Carvalho FG, Araújo IS, Vasconcelos MS. A saúde em jogos de entretenimento: análise da produção de sentido em dois jogos digitais. Rev Mídia Cotidiano [Internet]. 2018 [cited 2021 Jul 7];12 (2). https://doi.org/10.22409/ppgmc.v12i2.10066

Heffernan KJ, Chang S, Maclean ST, Callegari ET, Garland SM, Reavley NJ, et al. Guidelines and recommendations for developing interactive eHealth apps for complex messaging in health promotion. JMIR Mhealth Uhealth [Internet]. 2016 [cited 2021 Jul 7];4(1):e14. https://doi.org/10.2196/mhealth.4423

Barra DCC, Paim SMS, Dal Sasso GTM, Colla GW. Methods for developing mobile apps in health: an integrative review of the literature. Texto Contexto Enferm [Internet]. 2017 [cited 2021 Jul 7];26(4):e2260017. https://doi.org/10.1590/0104-07072017002260017

Costa ACS, Marchiori PZ. Gamification, elements of games and strategy: a reference matrix. InCID Rev Ciênc Inf Doc [Internet]. 2015 [cited 2021 Jul 7];6(2):44-65. https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v6i2p44-65

Roza AP, Gielow I, Vaiano T, Behlau M. Desenvolvimento e aplicação de um game sobre saúde e higiene vocal em adultos. Commun Dis Audiol Swal [Internet]. 2019 [cited 2022 Feb 18];31(4):1-10. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018184

Ruiz-López T, Sen S, Jakobsen E, Tropé A, Castle P, Hansen B, et al. FightHPV: Design and Evaluation of a Mobile Game to Raise Awareness About Human Papillomavirus and Nudge People to Take Action Against Cervical Cancer. JMIR Serious Games. 2019;7(2):e8540. https://doi.org/10.2196/games.8540

Fabian JRO, Huaytalla RP. Adolescents facing risks in the use of ICT. Rev Electrón Investig Educ [Internet]. 2020 [cited 2021 Jul 7];22. https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e17.2298

Miller AS, Cafazzo JA, Seto E. A game plam: gamification desing principles in mHealth applications for chronic disease management. Health Informatics J [Internet]. 2016 [cited 2021 Jul 7];22(2):184-93. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24986104

Freitas V Júnior, Woszezenki C, Anderle DF, Speroni R, Nakayama MK. Technologic and scientific research. Espacios [Internet]. 2018 [cited 2021 Jul 7];35(9):e12. Available from: https://www.revistaespacios.com/a14v35n09/14350913.html

Filatro A. Como preparar conteúdos para EAD. 1. ed. São Paulo: Saraiva Uni; 2018.

Pasquali L. Instrumentação Psicológica: Fundamentos e práticas. 1. ed. Porto Alegre: Artmed; 2010. 560p.

Silva KL. Construção, validação e implementação de cartilha educativa direcionada a adolescentes vítimas de violência sexual. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2015.

Polit DF, Beck CT. Fundamentos de pesquisa em enfermagem: avaliação de evidências para a prática da enfermagem. 9. ed. Porto Alegre: Artmed; 2018.

Ministério da Saúde (BR). Resolução nº. 466, de 12 de dezembro de 2012 [Internet]. Diário Oficial da União, 12 dez 2012 [cited 2021 Jul 7]. Available from: https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/res_cns_466.2012_-_revoga_196.pdf

Viana LS, Oliveira EN, Vasconcelos MIO, Moreira RMM, Fernandes CAR, Ximenes FRG Neto. Health education and the use of mobile apps: an integrative review. Gestão Desenvolv [Internet]. 2020 [cited 2021 Nov 10];(28):75-4. https://doi.org/10.34632/gestaoedesenvolvimento.2020.9466

Fernandes MP, Marin HF. The use of mobile applications for diet control in adults: an integrative systematic review. J Health Inform [Internet]. 2018 [cited 2021 Jul 7];10(4):119-24. Avaliable from: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/562

Ferreira SC. A gamificação na área da saúde: um mapeamento sistemático. In: Anais do XII Seminário SJEEC - Jogos eletrônicos- Educação e comunicação [Internet]; 2017 May 8-9 2017; Salvador, BA. Salvador: UNEB: 2018 [cited 2021 Jul 7]. Available from: http://docplayer.com.br/136576636-A-gamificacao-na-area-da-saude-um-mapeamento-sistematico.html

Pinto ACS. Construção e validação de curso on-line para prevenção do uso indevido de drogas por adolescentes [Thesis]. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; 2018 [cited 2021 Jul 7]. Available from: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/30685

Morrissey EC, Corbett TK, Walsh JC, Molloy GJ. Behavior change techniques in apps for medication adherence: a content analysis. Am J Prev Med [Internet]. 2018 [cited 2021 Jul 7];5(50). https://doi.org/10.1016/j.amepre.2015.09.034

Oliveira LMR Vergara CMAC, Sampaio HAC, Vasconcelos JE Filho. Tecnologia mHealth na prevenção e no controle de obesidade na perspectiva do letramento em saúde: Lisa Obesidade. Saúde Debate [Internet]. 2018 [cited 2021 Jul 7];42(118). https://doi.org/10.1590/0103-1104201811814

Publicado

2023-06-07

Como Citar

Viana, L. S., Oliveira, E. N., Vasconcelos, M. I. O., Fernandes, C. A. R. ., Dutra, M. C. X., & Almeida, P. C. de. (2023). Desenvolvimento e validação de um jogo educativo sobre uso abusivo de drogas e o risco de suicídio. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 19(2), 16-25. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2023.188483