Quando chega o fim?

uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais

Autores

  • Claudia de Souza Rodrigues Elias Prefeitura Municipal de Resende
  • Leandro Andrade da Silva Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Mirian Teresa de Sá Leitão Martins Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Neide Ana Pereira Ramos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria das Graças Gazel de Souza Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Rodrigo Leite Hipólito Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i1p48-53

Palavras-chave:

Retardo Mental, Educação, Literatura de Revisão como Assunto

Resumo

O processo de inclusão de alunos deficientes possivelmente é um dos maiores impasses enfrentados pelos profissionais da área da educação, na atualidade. Faz-se necessária a criação de diferentes dispositivos educativos ou assistenciais, em face da terminalidade do período escolar, justamente para que as oportunidades futuras possam ser reais, e não concebidas como prática excludente. Este artigo objetivou apresentar e compreender o conceito de terminalidade específica, possibilitando reflexão sobre o processo educativo de pessoas deficientes. Trata-se de um estudo qualitativo, o qual utilizou a técnica de revisão narrativa como aporte metodológico. Os resultados apontam a necessidade da efetivação da terminalidade escolar, que possibilita a inclusão social de pessoas deficientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2012-04-01

Edição

Seção

Artigo Original de Chamada

Como Citar

Elias, C. de S. R., Silva, L. A. da, Martins, M. T. de S. L., Ramos, N. A. P., Souza, M. das G. G. de, & Hipólito, R. L. (2012). Quando chega o fim? uma revisão narrativa sobre terminalidade do período escolar para alunos deficientes mentais. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 8(1), 48-53. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i1p48-53