Cuidar e ser cuidado

a opinião de acadêmicos de enfermagem sobre um projeto de saúde mental

Autores

  • Marcelle Paiano Universidade Estadual de Maringá
  • Beatriz de Carvalho Ciaciare Universidade de São Paulo; Faculdade de Medicina; Hospital das Clínicas
  • Maria Angélica Pagliarini Waidman Universidade Estadual de Maringá
  • Lílian Cristina Bento Universidade Estadual de Maringá
  • Bruna da Costa Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i2p94-99

Palavras-chave:

Saúde Mental; Assistência à Saúde; Enfermagem

Resumo

Objetivou-se apreender a opinião dos acadêmicos de enfermagem que participaram do projeto "Assistência à Saúde Mental do Acadêmico de Enfermagem" sobre a importância desse para a sua formação. O estudo, descritivo, de natureza qualitativa, foi realizado com 42 acadêmicos. Os dados foram apresentados em duas categorias temáticas: falando da saúde mental e compreendendo o outro e a si mesmo a partir das relações interpessoais. Verificou-se que o acadêmico sente-se feliz ao ser cuidado e que nesse conceito de felicidade vem embutida a competência; por isso, pode-se dizer que quem cuida bem de si tem melhores condições de cuidar do próximo.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigo Original de Chamada

Como Citar

Paiano, M., Ciaciare, B. de C., Waidman, M. A. P., Bento, L. C., & Costa, B. da. (2012). Cuidar e ser cuidado: a opinião de acadêmicos de enfermagem sobre um projeto de saúde mental. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 8(2), 94-99. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v8i2p94-99