A saúde mental do aluno de Enfermagem

revisão integrativa da literatura

Autores

  • Elizabeth Esperidião Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Júlia Adorno Barbosa Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Nathália dos Santos Silva Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem
  • Denize Bouttelet Munari Universidade Federal de Goiás; Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p144-153

Palavras-chave:

Saúde Mental; Estudantes de Enfermagem; Educação em Enfermagem; Enfermagem Holística

Resumo

Estudo do tipo revisão integrativa com o objetivo de analisar a ocorrência da investigação científica sobre a saúde mental do aluno do curso de graduação em Enfermagem, no Brasil, nos últimos 21 anos. Foram incluídos 54 artigos que, a partir da análise de conteúdo, foram categorizados em cinco categorias temáticas relacionadas à qualidade de vida, aos sentimentos durante a formação acadêmica, relação professor/aluno, cuidados com o aluno, além do consumo de álcool e outras drogas pelo aluno de Enfermagem. Os resultados retratam a convergência das publicações brasileiras que apontam os momentos críticos vivenciados pelos alunos durante o curso, sinalizando a importância de iniciativas que venham a apoiá-lo no enfrentamento de suas dificuldades com vistas ao fortalecimento da sua saúde mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Esperidião, E., Barbosa, J. A., Silva, N. dos S., & Munari, D. B. (2013). A saúde mental do aluno de Enfermagem: revisão integrativa da literatura. SMAD Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 9(3), 144-153. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p144-153

Edição

Seção

Artigo de Revisão de Chamada