Padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde

retrato de alunos de cursos lato sensu de uma instituição pública

Autores

  • Patrícia Rodrigues da Rocha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Divisão de Atenção à Saúde do Trabalhador (DAST)
  • Helena Maria Scherlowski Leal David Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Faculdade de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p42-48

Palavras-chave:

Alcoolismo; Drogas Ilícitas; Pessoal de Saúde; Saúde do Trabalhador

Resumo

Pesquisa quantitativa, descritiva e exploratória, realizada com 111 alunos de cursos de Pós-Graduação lato sensu, de uma faculdade pública de enfermagem da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo foi descrever e discutir a prevalência e padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde, assim como, as formas de enfrentamento do trabalhador e das instituições empregadoras. O álcool foi a droga mais utilizada, seguido pelas substâncias psicoativas. Cerca de 67,6% concordaram que o uso de drogas por funcionários pode estar relacionado ao estresse e/ou condições de trabalho. Portanto, deve-se abordar a questão das drogas no ambiente de trabalho, promovendo programas de prevenção e qualidade de vida ao trabalhador.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2015-03-01

Edição

Seção

Artigo Original de Chamada

Como Citar

Rocha, P. R. da, & David, H. M. S. L. (2015). Padrão de consumo de álcool e outras drogas entre profissionais de saúde: retrato de alunos de cursos lato sensu de uma instituição pública. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 11(1), 42-48. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v11i1p42-48