Oficinas educativas e a sistematização da assistência de enfermagem em saúde mental

Autores

  • Nathália Aparecida de Paula Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem
  • Alda Martins Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais; Escola de Enfermagem

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p116-121

Palavras-chave:

Enfermagem Psiquiátrica; Assistência em Saúde Mental; Reforma dos Serviços de Saúde; Reabilitação

Resumo

Apresentam-se, neste trabalho, os resultados da investigação sobre oficinas educativas direcionadas ao autocuidado, destacando-se a sua aplicabilidade na implementação da Sistematização da Assistência de Enfermagem em saúde mental. As oficinas fundamentaram-se nos princípios da Reforma Psiquiátrica e foram realizadas como parte da assistência de enfermagem em um serviço de atenção à saúde mental da criança e do adolescente. A investigação foi feita com base na análise dos registros das oficinas realizadas no período de abril de 2010 a novembro de 2011. Concluiu-se que as oficinas constituíram um espaço para intervenções de Enfermagem, promoção de saúde, correções do déficit de autocuidado e reabilitação psicossocial, além de contribuir, efetivamente, para o processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem em saúde mental.

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Publicado

2013-12-01

Edição

Seção

Artigo Original de Chamada

Como Citar

Paula, N. A. de, & Gonçalves, A. M. (2013). Oficinas educativas e a sistematização da assistência de enfermagem em saúde mental. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 9(3), 116-121. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.v9i3p116-121