Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165507

Palavras-chave:

Mindfulness, Online, Semiótica Discursiva, Promoção da Saúde

Resumo

Objetivo: identificar como o texto verbo-visual do curso produz sentidos e como isso pode auxiliar na  construção do design de outros cursos. Método: foi feita a análise semiótica de duas práticas e de um print de tela do curso denominado
Programa de Autocuidado Baseado em Mindfulness, na modalidade Educação à Distância, desenvolvido pelo Centro
Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde (“Mente Aberta”), do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo. Foram avaliados os elementos estéticos que contribuiriam para a construção de um ambiente de prática eufórico (ligado à saúde) e estabelecidas relações entre o plano de conteúdo e o plano de expressão das práticas, responsáveis pela construção de um sistema semissimbólico. Resultados: confirmou-se a valorização de uma estética da simplicidade de cores e
formas que converge para uma afirmação dos valores calma e bem-estar compatíveis com as práticas de mindfulness. Conclusão: a partir dessa análise, busca-se refletir sobre as
bases para o desenvolvimento de modelos comunicacionais relacionados à promoção da saúde em ambiente digital. 

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Publicado

2020-09-30

Como Citar

Martins, P. S. ., Tárcia, R. M. L., Pereira, D. R. M., Salvo, V. L. M. A. de, Silva, D. F. A. ., Hirayama, M. S., Oliveira, R. M. J. de, Paula, A. C. B. F. de ., Cebolla, A., Baños, R., Garcia-Campayo, J., & Demarzo, M. M. P. (2020). Mindfulness, promoção da saúde e semiótica: bases para modelos comunicacionais em saúde online. SMAD, Revista Eletrônica Saúde Mental Álcool E Drogas (Edição Em Português), 16(3), 14-22. https://doi.org/10.11606/issn.1806-6976.smad.2020.165507