Embates poéticos de Basílio: Brasil, Portugal e Itália

Autores

  • Carlos Versiani Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-8997.teresa.2021.174087

Resumo

Neste artigo fazemos um estudo sobre o percurso biográfico e literário de José Basílio da Gama, entre o Brasil, Itália e Portugal, procurando  compreender como sua poesia se faz presente em todo o processo histórico vivenciado pelo poeta, elegendo momentos que consideramos importantes para acompanhar o seu diálogo com diferentes representantes do contexto político e literário em que vivia, trazendo discussões e/ou documentações novas, que possam melhor esclarecer pontos sobre os quais ainda pairam dúvidas e controvérsias. Neste caminho, passamos por diferentes abordagens da crítica literária e historiográfica, que focaram o universo poético e temporal do árcade brasileiro. Assim, cruzamos algumas vezes o Atlântico, e também o Mediterrâneo, para melhor detectar os seus passos entre a terra pátria, o reino português e a cidade de Roma, e de que forma estes se imprimiram na sua produção poética: desde a formação jesuítica, a integração à Arcádia Romana e ao projeto da sua filial ultramarina, às redes de sociabilidade social, poética e política construídas entre a América e o universo metropolitano português. Ao final, encontramos um Basílio da Gama que pensamos mais inteiro e visível, que possa melhor servir de base para pesquisas futuras.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Versiani, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Mestre em História Social pela USP; Doutor em Estudos Literários pela UFMG; Professor do curso de História da UEMG- Divinópolis; Professor substituto do curso de História da UFMG.

Referências

ACCADEMIA DEL DISEGNO DE SAN LUCA. I Pregi delle Belle Arti: orazione e componimenti poetici. Roma: Stamperia di Marco Pagliarini, 1762.

ACCADEMIA DEGLI INFECONDI. Prose e Versi degli Accademici Infecondi. Tomo I. Roma: Generoso Salomoni, 1764, p. 139.

BLOCH, Marc. O Ofício do Historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CAEIRO. Primeira publicação após 160 anos do manuscrito inédito de José Caeiro sobre os jesuítas do Brasil e da Índia na perseguição do Marquês de Pombal. Bahia: Escola Tipográfica Salesiana, 1936

BRAGA, Teófilo. História da Literatura Portuguesa: os Árcades, vol. IV. Vila da Maia: Ed. Imprensa Nacional, 1984.

BRAGA, Teófilo. A Arcádia Lusitana. Porto: Livraria Chardron, 1899.

CANDIDO, A. Os Poetas da Inconfidência. In: Anuário do Museu da Inconfidência, vol. IX, 1993.

CARVALHO, Sebastião Melo de. Compêndio Histórico, e Analítico do Juízo que tenho formado das dezessete cartas continuadas na coleção estampada no ano de 1777 em Londres no idioma inglês... In: Cartas e outras obras seletas do Marquês de Pombal, 5ª edição, Tomo I. Lisboa, Tipografia de Costa Sanches, 1861, p. 56.

CALDAS, José Joaquim da Silva Pereira. Os Regimentos da Inquisição em Portugal. Braga: 1877.

CHAVES, Vânia Pinheiro. Brasilienses Aurifodinae, de José Basílio da Gama: um desconhecido poema iluminista luso-brasileiro? Revista Convergência Lusíada, Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, 2007.

CHAVES, Vânia Pinheiro. O Uraguai e a Fundação da Literatura Brasileira. Campinas: UNICAMP: 1997. Esta versão foi transcrita do Ms 8582 da Biblioteca Nacional de Lisboa.

D’AYALA, Abate Conte. Opere Postume del Sig. Ab. Pietro Metastasio, Tomo III. Viena: Stamperia Alberti, 1795.GARÇÃO, Pedro Antônio Correia. Obras Completas. Texto fixado,

prefácio e notas por Antônio José Saraiva, 2 ed. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1982, p. VII.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Capítulos de Literatura Colonial (Org. Antônio Cândido). São Paulo, Brasiliense, 1991.

IASOSHIMA, Fábio. O dicionário de música de Jean Jacques Rousseau. Introdução, tradução parcial e notas. Dissertação apresentada ao Programa de Pós Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, 2012

KAULEN, Lourenço. Resposta Apologética ao poema intitulado O Uraguai composto por José Basílio da Gama. Lugano, 1786.

KOMAREK, Francesco. Arcadi – Sonetti ed orazione in lode delle nobili arti di disegno, pittura, scoltura, ed architettura. Roma, 1764.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. UNICAMP, 2003.

LAPA, M. Rodrigues. O enigma da Arcádia Ultramarina aclarado por uma ode de Seixas Brandão. In: Suplemento Literário do “Minas Geraes”, Ano IV, n. 174. Belo Horizonte, 27/12/1969.

PIMENTEL, Alberto. Zamperineida: segundo um manuscrito da Biblioteca Nacional de Lisboa

. Lisboa, Livraria Central, 1907. O manuscrito foi confrontado por Pimentel com outro encontrado na Torre do Tombo.

PROENÇA FILHO, Domício (Org.) A Poesia dos Inconfidentes. Poesia Completa de Cláudio Manoel da Costa, Tomás Antônio Gonzaga e Alvarenga Peixoto. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1996.

RIBEIRO, João. Obras Poéticas de Cláudio Manoel da Costa. Rio de Janeiro, Garnier, 1903.

RATTON, Jacome. Recordações de Jacome Ratton sobre ocorrências do seu tempo em Portugal, durante (...) maio 1747 a setembro de 1810, que residiu em Lisboa... 2 ed. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1920.

SILVA, Antônio Delgado da. Collecção da legislação portugueza. Lisboa: Typografia Maigrense, 1825-1830, p. 239-243. Disponível em http://www.governodosoutros.ics.ul.pt?menu=consulta&id_partes=108&id_normas=32943&accao=ver Acesso em 20 de julho de 2020.

TEIXEIRA, Ivan. Mecenato Pombalino e poesia neoclássica. São Paulo: Edusp, 1999 Coleção de Poesias Inéditas dos Melhores Autores Portugueses, Tomo I. Lisboa: Imprensa Régia, 1809, p. 26-29.

TOPA, Francisco. A Musa Trovadora: dispersos e inéditos de D. Joana Isabel de Lencastre Forjaz

. Porto: edição do autor, 2002.______. A Edição Crítica dos Sonetos de Basílio da Gama –

Perspectivas. Revista da Faculdade de Letras – Línguas e Literaturas, II série, vol. XVII. Porto: Faculdade de Letras, 2000, p. 6-7.

TOPA, Francisco. Para uma edição crítica da obra do árcade brasileiro Silva Alvarenga: inventário sistemático dos seus textos e publicação de novas versões, dispersos e inéditos

. Porto: Edição do autor, 1998

VARNHAGEN. Florilégio da Poesia Brasileira, Tomo I. Lisboa: Imprensa Nacional, 1850.

VERÍSSIMO, José. Obras Poéticas de Basílio da Gama. Rio de Janeiro: Garnier, s.d.

VERSIANI, Carlos. Glauceste Saturnio e a Real Mesa Censória: uma crítica genética das Obras de Cláudio Manuel da Costa. Revista de História, núm. 170. São Paulo: USP, jan-jun 2014.

VERSIANI, Carlos. A Arcádia Romana e a Arcádia Ultramarina: diálogos literários entre a Itália e o Brasil na segunda metade do século XVIII. Revista O Eixo e a Roda. Belo Horizonte, UFMG, 2019.

VERSIANI, Carlos. A representação arcádica do índio brasileiro: O Uraguai, de José Basílio da Gama. Revista Amerika, vol. 14, julho de 2016.

VICHI, Anna. Gli Arcadi dall 1690 al 1800 – Onomasticon. Roma: Arcadia – Accademia Letteraria Italiana, 1977.

Downloads

Publicado

2021-12-26

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar