A (in)visibilidade do intérprete: a representação de Abed em Notas sobre Gaza

Autores

  • Gabriela C.T.N. Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v27i0p201-216

Palavras-chave:

Tradução, intérprete, sensibilidade, alteridade, visibilidade.

Resumo

O papel do intérprete, tradutor, guia ou “faz tudo”, é muitas vezes omitido em zonas de conflito. Dificilmente se vê a representação de tradutores, intérpretes e linguistas em matérias jornalísticas. No entanto, para conseguir transmitir uma notícia, coletar dados, documentos e entrevistar testemunhas, é fundamental contar com a companhia de um intérprete local em contextos de guerra. Com o propósito de melhor exemplificar a importância de mediador linguístico e cultural, um dos muitos papéis que o intérprete assume, escolheu-se o livro Notas sobre Gaza, de Joe Sacco, trabalho relevante nas esferas jornalística, literária e linguística, que traz diversos elementos do ofício de tradutores e intérpretes. A reconstrução de memórias, lembranças e eventos da guerra são coladas e remendadas com a ajuda de Abed, o intérprete de Sacco em sua segunda visita à Gaza. A alteridade e a identidade aparecem na narrativa. O tom autobiográfico da reportagem se mistura com o olhar objetivo de jornalista formando uma obra singular. O intérprete, que antes era desconhecido, se torna visível para o leitor, bem como para a mídia. Assim, alguns exemplos da representação de Abed mostram a situação de (in)visibilidade do intérprete e quão delicado e perigoso é o seu trabalho. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela C.T.N. Nascimento

    Bacharela em Letras - Tradução - Inglês, Mestra em Estudos da Tradução. Tradutora. Tradução de Histórias em Quadrinhos. Clássicos da literatura em quadrinhos: uma análise do ponto de vista da tradução intersemiótica (2014), Estrangeirização e domesticação nos quadrinhos de Tintim (2014).

Downloads

Publicado

2016-10-04

Como Citar

A (in)visibilidade do intérprete: a representação de Abed em Notas sobre Gaza. (2016). Tradterm, 27, 201-216. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v27i0p201-216