O perfil de tradutores de textos especializados atuantes no mercado brasileiro

perspectivas, problemas e expectativas

  • Wisley do Carmo Vilela UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ
  • Janine Pimentel
Palavras-chave: tradução especializada, mercado de tradução, perfil do tradutor no Brasil

Resumo

A tradução de textos sobre assuntos técnicos e especializados está pervasivamente presente na vida do brasileiro mediano. Não obstante a ampla disseminação desse tipo de conteúdo traduzido, pouco se percebe, nesse cenário, a figura do tradutor. O objetivo deste artigo é analisar os dados coletados em pesquisa de sondagem sobre o perfil de tradutores atuantes no mercado brasileiro de tradução especializada. Existem estudos deste tipo sobre outros mercados (norte-americano e europeu), como por exemplo o trabalho pioneiro de Venuti (1995) que denunciou a invisibilidade do tradutor literário, mas poucos sobre o mercado brasileiro de tradução especializada. Nesta pesquisa, obtiveram-se respostas relacionadas à percepção que os profissionais de tradução têm de si mesmos e das condições de trabalho atuais nesse mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wisley do Carmo Vilela, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO - UFRJ

Wisley do Carmo Vilela é mestrando do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Janine Pimentel

Professora Adjunta do Departamento de Letras Anglo-Germânicas e do Programa Interdisciplinar de Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Publicado
2019-05-28
Como Citar
Vilela, W., & Pimentel, J. (2019). O perfil de tradutores de textos especializados atuantes no mercado brasileiro. Tradterm, 33, 70-97. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v33i0p70-97
Seção
Artigos