Ritmo, tradução e tripartição: Procurando um ponto de encontro entre Meschonnic e Peirce

Autores

  • Andrêi Krasnoschecoff Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p169-193

Palavras-chave:

Meschonnic & Peirce, O corvo de poe, Semiótica, Estudos da tradução

Resumo

No presente texto exploramos a possibilidade de encontrar um ponto em comum entre a crítica de Meschonnic (2006, 2010) sobre o ato de traduzir, mais especificamente a noção de ritmo, historicidade e subjetividade, e a forma como Peirce entende o funcionamento da linguagem, no caso, a tripartição do signo - ícone, índice e símbolo - e as três qualidades de pensamento - primeiridade, secundidade e terceiridade. Também utilizamos Haroldo de Campos (2011, 2018) em possíveis pontos em comum com Meschonnic na tentativa de melhor entender as ideias do pensador francês. Usamos versos de O Corvo de Edgar Allan Poe com o objetivo de trabalhar e exemplificar a ideia de ritmo, sempre voltando os olhos para a possibilidade de existência de um ponto em comum entre Peirce e Meschonnic.

 

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Biografia do Autor

  • Andrêi Krasnoschecoff, Universidade Federal de São Carlos

    Doutorando em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos. Bolsista CAPES.

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Publicado

2021-02-23

Edição

Seção

Número Especial III JOTA

Como Citar

Krasnoschecoff, A. (2021). Ritmo, tradução e tripartição: Procurando um ponto de encontro entre Meschonnic e Peirce. Tradterm, 38, 169-193. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p169-193