Frankenstein: das páginas do romance para às telas de cinema

Autores

  • Laura de Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Arthur Yerro Oliveira Santos Universidade Estadual de Santa Cruz

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p337-360

Palavras-chave:

Estudos da adaptação, Frankenstein, Mary Shelley, Intertextualidade, James Whale, Victor Frankenstein

Resumo

O presente estudo aborda a intertextualidade entre o texto literário Frankenstein, ou O Prometeu Moderno (Shelley 2017), o filme adaptado de tal texto (Whale 1931) e o filme Victor Frankenstein (McGuigan 2015). Objetivamos destacar as possíveis áreas de convergência e divergência de significado entre o texto original literário e filmes adaptados a partir dele. Adotamos os conceitos de responsabilidade (Ruiz 2009) e o imaginário (Araújo 2014), nas teorias de linguagem (Costa 2002; Spica 2015) e na trajetória da Criatura (Lucas 2017). Além disso, nos baseamos nas teorias de adaptação de Hutcheon (2006), comparando-as com visões semióticas entre livros e filmes (Jeha 2004) e na transformação crítica (Wesonga 2017). Observamos que o leitor da obra literária poderá compreender melhor e interagir com significados alternativos que os filmes criam de textos literários.

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Biografia do Autor

  • Laura de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

    DLA, Letras/ Linguística/ Tradução

  • Arthur Yerro Oliveira Santos, Universidade Estadual de Santa Cruz

    Graduando em Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ex-bolsista PIBIC/ FAPESB.

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Publicado

2021-02-23

Edição

Seção

Número Especial III JOTA

Como Citar

Frankenstein: das páginas do romance para às telas de cinema. (2021). Tradterm, 38, 337-360. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.v38p337-360