Terminologia mono/bi/multilingüe: algumas propostas e reflexões referentes às unidades fraseológicas especializadas

Autores

  • Cleci Regina Bevilacqua Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2002.49128

Palavras-chave:

Unidades fraseológicas especializadas, fraseologia especializada, terminologia, tradução.

Resumo

A fraseologia da língua comum tem sido objeto de estudo para os tradutores já há algum tempo, pois implica, entre outros aspectos, a busca de equivalências entre unidades sintagmáticas de culturas e línguas diferentes que nem sempre são fáceis de ser identificadas. Nos últimos anos, além das unidades fraseológicas da língua comum, vem merecendo atenção a fraseologia especializada. Acreditamos que uma das razões para este interesse é o espaço que a Terminologia vem conquistando como instrumental básico e indispensável na tradução de textos especializados. Considerando, portanto, a terminologia como uma ferramenta importante no processo tradutório e as novas propostas referentes à teoria terminológica, de caráter comunicativo, sociolingüístico e sócio-cognitivo,  apresentaremos algumas questões referentes à fraseologia especializada e à sua interface com a tradução de textos especializados. Para tanto, num primeiro momento, apresentaremos uma definição das Unidades Fraseológicas Especializadas e suas propriedades. Em seguida, mencionaremos alguns elementos que justificam sua importância no processo tradutório e, finalmente, apresentaremos algumas questões referentes à representação da fraseologia especializada em obras mono/bi/multilíngües bem como a sua inclusão como conteúdo a ser trabalhado nas disciplinas dos cursos de Tradução.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cleci Regina Bevilacqua, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Professora do Instituto de Letras da UFRGS, pesquisadora do Projeto Termisul e doutoranda do Instituto Universitário de Lingüística Aplicada da Universidade Pompeu Fabra (Barcelona).

Downloads

Publicado

2002-04-18

Edição

Seção

Terminologia

Como Citar

Bevilacqua, C. R. (2002). Terminologia mono/bi/multilingüe: algumas propostas e reflexões referentes às unidades fraseológicas especializadas. Tradterm, 8, 135-147. https://doi.org/10.11606/issn.2317-9511.tradterm.2002.49128